Barragem do Estreito: audiência pública discutirá impactos ambientais

Barragem do Estreito: audiência pública discutirá impactos ambientais

Encontro dos rios Canindé e Parnaíba | Ibama
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 04 de março, no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Amarante, uma reunião promovida pelo IBAMA, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, tratará do impacto ambiental da hidrelétrica do Estreito, entre o Piauí e o Maranhão (mais precisamente entre São Francisco do Maranhão e Amarante). O encontro será apenas uma das várias audiências públicas que acontecerão entre 20 de fevereiro e 10 de março referentes à construção de cinco usinas hidrelétricas, com capacidade de 460MW, no rio Parnaíba.

O propósito será aproximar as ações dos estados do Piauí e do Maranhão que visem a proteção do rio Parnaíba com a participação da Codevasf, poderes constituídos e da sociedade organizada.

Durante as audiências públicas serão submetidos os estudos das usinas Ribeiro Gonçalves (113 MW), Uruçuí (134 MW), Cachoeira (63 MW), Estreito (56 MW) e Castelhano (64 MW).

A primeira audiência, no dia 20, ocorre na cidade de Tasso Fragoso (MA), sobre a hidrelétrica de Ribeiro Gonçalves. No dia 22, a segunda audiência sobre a hidrelétrica acontece em Ribeiro Gonçalves (PI). A hidrelétrica de Uruçuí terá três oitivas, sendo: dia 24 em Uruçuí (PI), dia 25 em Benedito Leite (MA) e dia 27 em São Felix de Balsas (MA).

A hidrelétrica de Cachoeira tem audiências nos dias 1º e 2 de março, respectivamente, em Floriano (PI) e Barão de Garjaú (MA). Nos dias 4 e 5 de março, as audiências serão em Amarante (PI) e São Francisco do Maranhão (MA), sobre a hidrelétrica de Estreito.

Já a usina de Castelhano será debatida nos dias 7 e 8 de março em Palmeirais (PI) e Parnarama (MA). Todas as audiências públicas contarão com a presença de diversas entidades, dentre elas o Fórum Carajás, uma teia de entidades do Maranhão, Pará e Tocantins que acompanha as políticas de projetos para a região.

O complexo será discutido como um todo no dia 10 de março em Teresina (PI). As usinas do Parnaíba chegaram a ser listadas para licitação no leilão A-5 do ano passado, mas a falta de licença prévia fez os empreendimentos serem retirados e o certame, posteriormente, cancelado.

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) é a responsável pelos estudos das mencionadas geradoras de energia elétrica. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entidade pública contratada para projetar os referidos empreendimentos, quer licitar as cinco usinas hidrelétricas ainda no A-5 de 2010.

Fonte: Jornal Pequeno



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES