CAPS: promovendo uma nova forma de vida aos assistidos

CAPS: promovendo uma nova forma de vida aos assistidos

CAPS | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O municipio de Amarante conta hoje com 316 portadores de necessidades especiais cadastrados no CAPS, Centro de Atenção Psicossocial. A idealização da implantação do centro está fazendo diferente a vida dos quase 30 assistidos que necessitam de acompanhamento diário. Trata-se de uma intensa jornada de trabalho dos profissionais em saúde que, além do acompanhamento diário, dedicam-se à garantia do bem-estar coletivo.

Inicialmente, todos os dias, o motorista José Pinho Lima, vai à casa de cada assistido para conduzi-lo ao CAPS e deixá-los de volta no final da tarde, num transpote exclusivo para este fim cedido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora Osira Patrícia, o cotidiano no centro é repleto de atividades terapêuticas como: regar as plantas, assistir palestras educativas, fazer caminhada pelas praças, confeccionar artes com corte e colagem, dançar, brincar, realizar exercícios físicos, gincanas, bingos, karaokê, pinturas etc.

Um espaço arejado é utilizado para o repouso de todos após as atividades. ?Eles somente fazem o que querem, pois respeitamos a individualidade de cada um. Essas atividades eles mesmos já realizam pelo prazer e pela ideia de coletividade, mas tudo é feito com acompanhamento dos profissionais do programa?, completa a coordenadora.

CAPS - ARTES PRODUZIDAS DURANTE A ROTINA DOS ASSISTIDOS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES