Confira fotos do VII Festival da Cultura Afro-brasileira

Confira fotos do VII Festival da Cultura Afro-brasileira

VII Festival da Cultura Afro-brasileira | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população amarantina prestigiou no último sábado, 20, o VII Festival da Cultura Afro-brasileira no Quilombo Mimbó, uma realização dos Grupos Raízes Negras e Aconva, coordenados pelos professores Bertoldo Neto e Sâmia Alves. Durante todo o dia aconteceram diversas atividades alusivas ao dia da Consciência Negra. Na programação, os visitantes e a comunidade puderam participar de diversas oficinas como embelezamento e Hip Hop. Dentre as atividades aconteceram apresentações de capoeira, Hino da Negritude, Pagode Mirim do Mimbó ,Pagode do Mimbó, Michael Jackson (Couver), desfile do casal mirim, Musa do Mimbó, dança afro, concurso Beleza Negra e também a entrega do Primeiro Trofeu Zumbi dos Palmares.

Apreciadores de várias cidades do Piauí e de outros estados do Brasil estiveram presentes e puderam conhecer a história da comunidade e realizar atividades relacionadas ao ecoturismo. Alunos e professores da escola U.E. Desembargador Vaz da Costa e Positivo (Teresina PI); U.E. Josivam Ribeiro Bonfim (Palmeirais PI); e de Amarante as unidades escolares CEMJA-Polivalente, CEAPI e U.E. Antonio Castro.

Todas as escolas que visitaram a comunidade estavam aplicando e aprimorando conhecimentos adquiridos nos projetos trabalhados em sala de aula. Um exemplo foi a Unidade Escolar Desembargador Vaz da Costa que executou o projeto ?Semana da Consciência Negra?.

Durante a programação que se deu por todo o dia, houve a escolha da Musa do Mimbó com as seguintes participantes: Luzani, Vitória, Janaina, Marília, Mariana, Andréia, Mônica, Andréia, Eduarda e Luana. Todos tiveram a oportunidade de se deliciarem com comidas típicas da região, além de apreciarem estilos típicos com penteados afros em vários pontos credenciados da comunidade.

Dianna Caroline foi eleita Miss Negra e Marcos Samuel, Mister Negro. O segundo lugar ficou com os participantes Cássia Thayane e Robert Ferdinand; o terceiro colocado foi o casal Francisca Maria e Diego Ramon. O evento contou com a apresentação especial do coreógrafo Valdemar Santos, de Teresina.

Durante a tarde a programação reiniciou com um bingo e sorteios de brindes para os moradores da comunidade.

Todos puderam conferir o primeiro troféu Zumbi dos Palmares, com a participação das equipes do projeto ?Segundo Tempo? de Amarante com todos os núcleos: 1º núcleo (Araras), coordenador Izaías, 2º núcleo (Bairros Escalvado e Cajueiro), coordenador Bertoldo Neto, 3º núcleo (Bairro Torre) coordenador Geracildes que também coordena o time feminino da comunidade Mimbó.

Na disputa do Primeiro Troféu Zumbi dos Palmares venceu na categoria masculina o núcleo de Araras e na Partida feminina o Time da comunidade local.

FOTOS LOGO ABAIXO (FORNECIDAS PELA ACONVA):



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES