Conhecendo as origens do rio Parnaíba

Conhecendo as origens do rio Parnaíba

Rio Parnaíba em Amarante |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

...E por falar em nossas praias, porque não falar no velho e amado rio Parnaíba que é de grande importância para os estados do Piauí e Maranhão? Busquemos, nesta matéria, conhecer as origens deste guerreiro que tanto luta em busca da sobrevivência.

O Piauí situa-se quase que totalmente no vale do rio Parnaíba. Toda a economia, toda a história deste Estado de alguma maneira se liga ao Parnaíba. O rio Parnaíba serve de fronteira, em toda a sua extensão, entre o Piauí e o Maranhão. Representa o traço de união entre a região norte super-úmida, coberta de florestas, e a região nordeste, de vegetação pobre castigada pelo sol. O rio Parnaíba é indissoluvelmente ligado à economia e a todas as atividades do Piauí.

Nicolau Resende descobriu o Rio Parnaíba por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.

Nascente do rio Parnaíba - Chapada das mangabeiras

O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de 700 metros, da confluência principalmente de três cursos d"água: o Água Quente na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra no Piauí. Percorrendo cerca de 1.850 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico, ao longo de todo o seu curso serve de divisa entre os Estados do Piauí e do Maranhão.

A divisão do curso do rio mais aceita atualmente é a seguinte:

Alto Parnaíba - das nascentes até a barragem de Boa Esperança;

Médio Parnaíba - da barragem até a foz do rio Poti em Teresina;

Baixo Parnaíba - desta foz até o Oceano Atlântico.

Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes estão no estado do Piauí: Gurguéia,Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.

Rio Parnaíba em Amarante

Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico.

Antes do seu nome atual possuiu vários outros, tais como rio Grande, rio Grande dos Tapuios, Abiunhão, Pará, Paroá ou Paragu-açu, Pará do Piaguí, Pará dos Tapuias, Ototói e Totói, Siapa, Paraoaçu, Paravasu, Paraguaçu, Punaré, Paraguas, Parana-Iba, Paranaíba, rio das Garças. O nome Parnaíba se deve ao bandeirante Domingos Jorge Velho, em data não precisa. Nome dado em recordação da terra onde nasceu, a vila da Santana da Parnaíba, nas margens do rio Tietê em São Paulo.

Delta do Rio Parnaíba

[Fonte: Wikipedia]

[Texto melhorado: Denison Duarte]



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES