Da agricultura familiar à alimentação escolar

Da agricultura familiar à alimentação escolar

Curso | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pequenos produtores agropecuários de Amarante receberam no último final de semana, na Câmara Municipal, um treinamento que trouxe, durante dois dias, uma ampla discussão sobre políticas públicas para a agricultura familiar. O Curso teve início na última quinta-feira e reuniu assentados das comunidades amarantinas preparando-os para a comercialização da própria produção com foco na merenda escolar.

O evento que reuniu profissionais do Emater, da Fazenda, da Educação e da Saúde, foi um trabalho de orientação focado na operacionalização da venda de até R$ 9.000,00/ano da produção dos agricultores que, mediante Contrato de compra e venda da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, terão a certeza de um retorno garantido da sua produtividade. O processo de produção e venda dar-se-á com a inspeção/acompanhamento da produção que será realizada priorizando a qualidade dos produtos alimentícios que chegarão às escolas.

Durante o curso, discutiu-se sobre a emissão de documento fiscal (com membros da Secretaria Estadual da Fazenda), inspeção da qualidade dos produtos, emissão de DAP física e jurídica (Declaração de Aptidão).

Estamos buscando passar a orientação com a maior lisura possível para que possam levar a experiência para a atividade rural pela necessidade que tem o agricultor e também o programa de alimentação escolar, diz Francisco Terto ? Técnico do Emater e instrutor do curso.

Para aquisição desses produtos faz-se necessário saber a sua procedência levando-se em conta que a alimentação para os alunos tem que ser de qualidade. Esta necessidade nos levou a entrar em contato com os Técnicos do Emater para a conscientização desses produtores no processo de produção com qualidade e comercialização, reforça Carmem Lurdes ? Nutricionista e palestrante do evento.

Este treinamento é de suma importância e só veio acrescer benefícios não somente à comunidade Quilombo do Mimbó, mas a todas as regiões onde há produção agrícola e pecuária, diz Francisco das Chagas Lima Paixão - assentado do Quilombo Mimbó.

Em tudo isso, o que é mais importante é que o agricultor está sendo treinado para uma produção com qualidade e com um tino de comercialização mais correto, pois o agricultor agora pode produzir porque tem para quem vender. Trata-se de uma preocupação com a qualidade da educação através da alimentação escolar em excelente condição de consumo, diz Maria das Dores ? Supervisora Regional do Emater (São Pedro do Piauí).

O serviço de inspeção será aplicado com o apoio da promotoria pública do município e da prefeitura municipal e será como uma parceria nossa com o agricultor familiar independentemente da comercialização desses produtos, afirma Gerardo Lira, Chefe da ADAPI, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí.

CONFIRA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES