Desfile cívico de 07 de setembro

Desfile cívico de 07 de setembro

Desfile cívico de 07 de setembro de 2010 | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Educação Básica das instituições públicas e particulares de Amarante realizaram ontem, o desfile cívico de 07 de setembro a partir das 08h00min com a execução dos hinos Nacional, do Piauí, de Amarante e da independência durante o hasteamento dos pavilhões respectivos feito pelo prefeito municipal, Luiz Neto; secretária de esportes, Fátima Freitas e secretário de Educação, João Luís Viana.

Um excelente público teve a oportunidade de assistir à maior homenagem cívica alusiva à independência do Brasil da história de Amarante, sob a narração de Valdemir Santos. Numa ação direta das Secretarias Municipais de Educação e Administração sob o apoio da prefeitura municipal de Amarante 22 instituições, em suas apresentações, priorizaram a formação da atitude e do respeito aos símbolos nacionais como parte integrante da grandeza da pátria sem deixar de dar relevância aos valores históricos do estado e do município com ênfase na cultura, colonização do Piauí, além do patrimônio cultural de Amarante e seus ícones vivos.

Numa ação conjunta, coordenadores, diretores, professores, alunos e profissionais diversos buscaram resgatar e fortalecer os princípios cívicos, patrióticos e de cidadania, através da valorização do ser, fazendo do momento uma oportunidade de interação entre as escolas e o meio em que vivem. Com base nesse contexto, diversos temas e subtemas foram definidos pelos organizadores do desfile, ocasião de grande relevância à decoradora Ana Lima (Nêga Ana), coordenadora responsável pelas fantasias das escolas do estado e do município que recebeu homenagens da Escola Pitágoras durante sua apresentação.

CONFIRA OS TEMAS:

Independência do Brasil e nossa história; Origem da escola; localização do Piauí; Colonização do Piauí; Emília da Paixão Costa - um ícone vivo da Nossa História; As bandeiras dos estados brasileiros; Amarante destacando a cultura e diversidades; Inclusão social; Meios de comunicação índios Guegueses e Acaroazes ? Patrimônio Cultural de Amarante; Tributo a Nasi Castro; Independência do Brasil e a história da comunidade; Zumbí dos Palmares, suas lutas e conquistas; Educação e Consciência Ambiental; Meio Ambiente; Homenagem a Sátiro de Castro; Unidade ?Escolar Da Costa e Silva? Independência hoje e amanhã; Hino do Piauí; A contribuição dos Jesuítas e amarantinos para a educação brasileira; A independência do Brasil; A evolução da Enfermagem; Brasil independência: ontem, hoje e amanhã;

Além da brilhante atuação da banda de música Nova Euterpe, o desfile recebeu o suporte da Banda Musical da Unidade Escolar Estadual Demerval Lobão equipada com 41 componentes que pertence ao município de Angical. Sob orientações do Maestro Lemos Neto, a banda fez uma brilhante participação e encantou o público presente com uma perfeita sincronia de batidas e ritmos. ?Dos Santos?, responsável pela bateria e diretora da unidade, acompanhou todo o desfile e recebeu os agradecimentos da prefeitura municipal de Amarante e da secretaria municipal de educação pelo apoio concedido.

O empresário Neto Nogueira assistiu ao desfile e mostrou-se encantado com a demonstração dos princípios patrióticos e de cidadania apresentados pelas instituições definindo-os como um exemplo a ser seguido.

CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES