Emater realiza curso sobre produção de leite

Emater realiza curso sobre produção de leite

Dr. José de Megirão - Médico Veterinário | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na câmara dos vereadores em Amarante, nos dias 29 e 30, um curso, ministrado pelo médico Veterinário Dr. José de Megirão. O objetivo é o aprimoramento de técnicas de ordenha bovina que, segundo o veterinário, na maioria das vezes, se dava sem o conhecimento adequado ocasionando o comprometimento na produção do leite.

O curso também instruiu os produtores a obterem leite de qualidade a partir da alimentação adequada e com baixos custos.

Os 20 participantes foram certificados pelo Emater, idealizador do projeto no município e, durante os dois dias, as aulas foram subdivididas em práticas e teóricas. A preocupação do Dr. Megirão, além da obtenção de um produto de qualidade, é com o manejo sanitário do animal e a correta conservação do produto obtido. ?O leite precisa chegar ao consumidor com segurança alimentar? afirma.

Além de nova postura nos procedimentos, o aluno, ao final do curso, está repleto de pensamentos inovadores no que se refere ao seu dia-a-dia como produtor, reforça o Veterinário.

O curso é uma parceria dos governos federal, estadual, municipal e também do Emater através do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário visando estimular a cadeia produtiva de leite no estado do Piauí que está muito abaixo dos outros estados do nordeste.

A preocupação do Emater é com a produção atual do leite. Antes o nosso município era uma ?bacia leiteira? e mandávamos para outros lugares parte da produção, mas este quadro mudou e o que é produzido aqui não atende mais a demanda do município, diz Francisco Terto - Técnico do Emater.

O curso é importante para aprimorar nossa lida com os animais, melhorar a produção e a qualidade do leite, afirma José Alexandre ? Participante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES