Escritora amarantina lança livro sobre a seca

Escritora amarantina lança livro sobre a seca

RAIMUNDA CELESTINA É FILHA DE AMARANTE | DIVULGAÇÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A professora da Universidade Estadual do Piauí, Raimunda Celestina, lançou nesta sexta-feira (18), o livro "Para uma historiografia literária do Piauí: a narrativa da seca", na Academia Piauiense de Letras. A docente, que nasceu em Amarante, leciona na universidade desde 1992. Ela ministra aula no Curso de Mestrado da IES, no Curso de Letras Português e Espanhol.

Celestina disse que a obra representa a segunda parte da sua tese de doutoramento concluído em 2005, quando lançou o livro "A Representação da seca na narrativa piauiense nos século XIX e XX". A sua pesquisa envolve autores, como: Francisco Dias Castelo Branco, Abdias Neves, Fontes Ibiapina, Wellington Dias e Élio Ferreira.

"Procurei ver como esses autores falavam da seca e fiz um apanhado. Extrai as narrativas, crônicas e poemas que encontrei sobre a temática da seca no Piauí nesses dois séculos, além dos jornais da época, que vão desde 1879, período que eu pesquiso, até os dias atuais?, assinalou Raimunda Celestina.

A autora acrescenta que tenta escrever a história dessa literatura a partir do olhar do narrador e como seu eu lírico mostra o drama da seca traçando um paralelo com a abordagem dos jornalistas da época. "Quero perceber se descreviam com os mesmos elementos que os narradores da literatura, visto que neste período não eram jornalistas de formação, eles eram advogados, médicos, eram profissionais que gostavam de escrever", finaliza.

A doutora Raimunda Celestina, pertencente à Academia de Letras do Médio Parnaíba, é uma amarantina que honra a sua terra natal. Quando não está na difícil missão do magistério, visita nossa cidade para abraçar os familiares e amigos. Amarante está de parabéns com o trabalho e dedicação dessa filha ilustre.

(Virgílio Queiroz)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES