ACTC conta a sua história e os avanços da capoeira no município

ACTC conta a sua história e os avanços da capoeira no município

Grupo ACTC | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o escritor e historiador Luís Alberto Soares, a capoeira teve início em Amarante em 06 de março de 1999 com a chegada de Helio Alves de Jesus, natural de Timon (MA), que criou a ACTC, Associação do Centro de Treinamento da Capoeira. Durante o período o capoeirista realizava diversas palestras educativas nas escolas públicas até o ano de 2004, quando deixou Amarante para ser professor da arte em Água Branca (PI).

Por muito tempo a ACTC esteve parada no município, mas o grupo espalhou-se por Palmeirais, Parnarama, Água Branca e São Pedro. Helio hoje é mestre na profissão e incentiva seus alunos a crescerem. Muitos que o têm como exemplo já se tornaram conceituados instrutores inovando o esporte com aplicação de projetos em escolas, entre outras funções.

Atualmente o grupo ACTC tem continuidade em Amarante com um grupo bem definido. À frente do grupo estão os instrutores Jabá e Pelourinho apoiados pelos seguintes alunos do mestre Hélio: Pajé, Fênix, Escadaria, Gordo, Clone, entre outros.

Na escola Da Costa e Silva o instrutor Jabá conseguiu o apoio do diretor Benício Lopes para formar um grupo, aberto aos alunos e também à comunidade. Este trabalho vem dando resultados com o esforço do instrutor e de todos os alunos participantes e formados.

A capoeira é uma luta, uma arte, uma dança, um esporte, que se resume em cultura que incentiva o cidadão ao respeito, humildade e autoconhecimento. Ao contrário do que muitos pensam, a capoeira não é violência, ela apenas proporciona auto defesa, agilidade, competência para agir consciente em seus atos.

Portanto a capoeira deixa marcas profundas nos capoeiristas: o amor e a dedicação que tem com a mesma. Um sentimento que enfrenta todas as dificuldades para defender e praticá-la.

Sebastião Feitosa de Melo (Instrutor Jabá)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES