Maçonaria: José Orlando é empossado Venerável Mestre.

Maçonaria: José Orlando é empossado Venerável Mestre.

Posse do novo Venerável Mestre | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunidade maçônica de Amarante e convidados assistiram no Templo da Loja Acácia Amarantina nº 05, a posse do Venerável Mestre, José Orlando Pinto de Moura. A solenidade, iniciada por volta das 22h00, reuniu uma média de 150 pessoas e encerrou com um jantar de confraternização enquanto o público presente brindava pelos objetivos alcançados pela entidade.

O Venerável Mestre foi empossado pela primeira vez em 2002, cujo mandato foi concluído em 2004 e está no seu segundo mandato que irá até 2012. José Orlando, iniciado no grau filosófico de julho de 2000, foi Presidente da Loja de perfeição Acayada de Montezzuma. O recém-empossado colou no grau 30 do Conselho de Kadosch da maçonaria para a República Federativa do Brasil do rito escocês antigo e aceito.

O Secretário da entidade, Francisco do Nascimento Silva (Chico Terto), também empossado ontem, foi eleito Venerável em 1996 com mandato até 1998 e teve o seu grau filosófico iniciado em julho de 1990 pela Acácia Amarantina nº 05 e ocupa o cargo de 1º Vigilante da Loja Acayaba de Montezzuma, é também colado no grau 30 do Conselho de Kadosch da maçonaria para a República Federativa do Brasil do rito escocês antigo e aceito.

A Loja Acácia Amarantina nº 05 é jurisdicionada à grande Loja do Piauí e tem 58 anos de fundada onde grandes nomes presidiram-na contribuindo para a elevação da ordem.

Sinto-me feliz, não pela função de Venerável, mas pela responsabilidade maior na condução da ordem, afirma o Venerável empossado que relata emocionado a superação de barreiras criadas por antigas disputas em virtude da visão da sociedade. ?A igualdade e a fraternidade são componentes fundamentais da ordem para trabalhar o homem na sua totalidade?, reforça.

Após a sessão magna, foi aberto um espaço para a sessão branca onde quatro jovens da ordem DeMolay conduziram, de forma complementar, as cerimônias da ordem e das luzes num perfeito ritual que se deu sob fortes aplausos dos presentes.

O grupo que conduziu o cerimonial de posse do Venerável Mestre é composto de 02 amarantinos (Clauderlando Moura e Isaac Pereira), ambos de 17 anos, e de 02 teresinenses (Anderson Tiago e Hudson Barros) 19 e 17 anos, respectivamente e fazem parte da ordem DeMolay que existe há mais de 10 anos no Piauí.

DEPOIMENTOS DOS MEMBROS DA ORDEM:

CLAUDERLANDO MOURA (Escrivão) ? 07 MESES NA ORDEM: ?Buscamos, através da ordem, ser melhores filhos e melhores homens?.

ANDERSON TIAGO (1º Conselheiro) ? 07 MESES NA ORDEM: ?Queremos difundi-la para que novos jovens conheçam-na e possam participar conosco dos benefícios que ela nos traz à vida?.

ISAAC PEREIRA (Sentinela) ? DUAS SEMANAS NA ORDEM: ?Não tem como explicar, pois participar de algo inusitado como a ordem é muito bom, estou surpreso, no entanto, maravilhado?.

HUDSON BARROS (Mestre Conselheiro) ? 01 ANO NA ORDEM: ?Sinto-me feliz, pois sou um dos fundadores do Capítulo de Teresina. Dentro da ordem trabalhamos o amor filial, a reverência ao sagrado, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo; tudo isso deve fazer parte da vida de um DeMolay para que ele seja um melhor homem e alcance prosperidade.

CONHECENDO A ORDEM DEMOLAY

A ordem DeMolay é uma instituição que visa lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade, possa contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde esteja inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por jovens do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem:

? Capacidade de liderança;

? Senso de trabalho em equipe;

? Cidadania;

? Tolerância e respeito ao próximo;

? Responsabilidade;

? Respeito à hierarquia;

? Criatividade;

? Capacidade de tomada de decisão;

? Sentimento fraternal;

? Envolvimento social.

O ENSINAMENTO SE BASEIA:

? Na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais;

? Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional;

? Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

CONFIRA AS FOTOS LOGO ABAIXO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES