Novos rumos: Comafa faz parcerias e idealiza novos projetos

Novos rumos: Comafa faz parcerias e idealiza novos projetos

Comafa | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu ontem, 27, a reunião de inauguração da sede da COMAFA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Amarante. Na ocasião estiveram presentes, representantes do SEBRAE, FETAG, Embrapa, Banco do Nordeste (Água Branca), lideranças comunitárias, cooperandos e a sociedade amarantina. Em virtude da previsão de um grande número de pessoas, a reunião se deu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante e não na sede da própria COMAFA conforme divulgado em matéria anterior. A abertura foi feita pelo presidente da cooperativa, Leomar Duarte, que, emocionado, falou das dificuldades na conquista dos objetivos no processo de fundação da COMAFA.

O momento, considerado uma oportunidade ímpar por possibilitar a discussão de temas de grande interesse coletivo, alavancou parcerias que vão desde sugestões como produção de álcool em Amarante à concretização de projetos já idealizados pela cooperativa como a instalação da usina de beneficiamento da castanha de caju no município.

O consultor do Sebrae em Floriano, Helder Cronemberger, após disponibilizar total suporte à cooperativa, através de cursos de cooperativismo e empreendedorismo para capacitação dos produtores, disse ao portal meionorte.com que a iniciativa está correta, mas para a instalação da usina de beneficiamento da castanha de caju, faz-se necessário verificar a suficiência de matéria-prima e também a análise de mercado para que não haja produção sem comercialização. Este é um trabalho que tem que correr com a produção para atender à demanda, reforça.

Marcos Jacob, Supervisor da Área de Negócios Tecnológicos da Embrapa Meio-Norte, apontou vários benefícios resultantes da parceria como a tecnologia da enxertia, jardim clonal (plantio das mais variadas espécies de caju de alta produtividade numa área exclusiva, a exemplo de cajus específicos para a produção de cajuína, como também cajus para a produção de castanha), entre outros benefícios como treinamentos e cursos aos produtores. ?Vocês, como cajucultores sugiro também o caju anão precoce que é uma opção de desenvolvimento da região e abrirá muitas fronteiras?, reforçou o Supervisor alertando-os sobre a importância da abertura de novas áreas para a espécie mantendo o cajueiro tradicional.

Em entrevista cedida, Marcos disse que a cooperativa está no caminho certo por buscar a geração de renda com base numa atividade já executada pelos agricultores que possibilitará uma melhoria considerável na qualidade de vida dos cooperandos e produtores da região.

É muito bom ter no Médio Parnaíba um modelo de cooperativismo, pois para os mini e pequenos produtores a saída é estarem organizados como associação ou cooperativa e trabalharem este modelo dentro da dinâmica de mercado buscando o comprometimento e a parceria acima de tudo. O Banco do Nordeste, neste cenário, se coloca como parceiro à iniciativa da COMAFA e, com certeza iremos acompanhar as ações dos demais parceiros ao tempo em que vamos nos qualificando para dar a nossa contrapartida, afirma Chagas, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste de Água Branca referindo-se à instalação da usina de beneficiamento de castanha de caju e também ao sistema produtivo de caju no município.

Participaram também Clemilton Queiroz que, em sua fala, parabenizou os cooperandos pela idealização dos projetos; Raimundo Lima, José Pereira ? Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao término, os participantes foram conhecer a sede da cooperativa que já dispõe de produtos alimentícios para comercialização com preços competitivos com o mercado local.

FOTOS:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES