Núcleo da UESPI terá status de campus

Núcleo da UESPI terá status de campus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O n?cleo da UESPI em Amarante se instalou em 2001 fazendo parte do programa de expans?o que a UESPI propiciou em fun??o da nova LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educa??o) que exige a capacita??o de professores em n?vel de gradua??o, pois atrav?s de conv?nios com o estado, munic?pios, associa?es e sindicatos o programa de expans?o teve uma preocupa??o com a habilita??o de professores, principalmente os que est?o em exerc?cio e assim a UESPI se expandiu em todo o Piau? e teve o seu n?cleo implantado tamb?m em Amarante.

No seu in?cio, o n?cleo teve o curso de Letras, Portugu?s e Normal Superior, e posteriormente Educa??o F?sica e outras turmas de Normal Superior, isto no Regime Especial. No Regime Regular teve os cursos de Educa??o F?sica em 2005 e Pedagogia em 2006. No Regime Especial o programa continua com cursos de Ingl?s, Matem?tica, Hist?ria, Geografia e Pedagogia e no Regime Regular, a partir de 2006, a UESPI implantou al?m do curso de Pedagogia j? existente, o curso de Hist?ria.

A implanta??o destes cursos, no interior do estado, possui uma s?rie de intervenientes como: pessoal qualificado, estrutura etc., por este motivo se volta mais para o curso de Licenciatura para a forma??o de novos Professores.

Izabel Carvalho (Coordenadora geral do n?cleo da UESPI em Amarante) diz: O que se sabe, de momento, ? que a UESPI em Amarante ir? avan?ar para o status de campus, pois este j? ? um anseio da comunidade acad?mica, dos amarantinos em geral e das autoridades como um todo. Desde a implanta??o deste n?cleo em nossa cidade, trabalhamos a possibilidade de aproveitamento do espa?o f?sico do CSU(Centro Social Urbano) da nossa cidade para a agrega??o da UESPI j? como Campus. A expans?o da UESPI ? uma necessidade que o Piau? tem desde a d?cada de 90, pois com a implanta??o destas unidades, percebe-se que o Governo Federal tem a preocupa??o de levar o ensino universit?rio a todo o Brasil o que chamar?amos de ?Universaliza??o da Universidade. A UESPI possui uma s?rie de limita?es principalmente de car?ter financeiro, como a Educa??o num todo, mas em setembro de 2007, a Pr?-Reitora de Administra??o e Finan?as, Professora Joselita, que, orientada pela Magn?fica Reitora, fez um levantamento das estruturas do CSU, fotografou e gerou um relat?rio que foi encaminhado ? Reitoria da UESPI, pois a mesma j? havia recebido do governo do estado a orienta??o para a realiza??o deste trabalho para este fim.

Estabeleci contatos com o Departamento de Engenharia e com a SEPLAN (Secretaria de Planejamento) e n?o h? como definir ainda um per?odo para a realiza??o desta migra??o de n?cleo para campus at? mesmo porque a UESPI tem mais de 40 unidades em todo o Piau? e conta com recursos do governo do estado para os cuidados com a estrutura das mesmas (acrescenta).

O que se tem de muita expectativa nisso ? que Amarante, uma cidade hist?rica, ber?o da maior express?o da Literatura Piauiense e com mais de 130 anos, ter? uma unidade da ?Universidade aberta? que contar? principalmente com os recursos do Minist?rio da Educa??o para a sua implanta??o. O que nos deixa satisfeitos ? que, independente de prazos e datas, Amarante ter? essa conquista e isso ? fundamental at? mesmo por servir as cidades circunvizinhas. A UESPI, dentro dos recursos de bancadas de parlamentar, foi contemplada em R$ 50.000,00 para aquisi??o de novos livros que ser?o distribu?dos entre os campi. Valor este que ser? administrado pela pr?pria UESPI e como Amarante far? parte dos campi, ser? contemplada com a renova??o do acervo bibliogr?fico (enfatiza Izabel Carvalho).

O maior desafio que a UESPI ter?, diante desta conquista, ser? o de manter a qualidade, manter a estrutura f?sica dos campi e promover a abertura de novos cursos como os que est?o por vir, at? mesmo por entender que com a educa??o, as pessoas melhoram seu padr?o de vida, sua auto-estima, sendo ela, o caminho mais curto para o desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES