Personificação: sou pequena, porém bonita, disse Amarante em 1960.

Personificação: sou pequena, porém bonita, disse Amarante em 1960.

Maria da Penha Soares Vieira | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O texto a seguir é uma produção de Maria da Penha Soares Vieira, criado há 50 anos, quando era professora. A publicação da obra é uma homenagem alusiva aos 139 anos de emancipação política de Amarante. Em sala de aula, a autora personificou a cidade que fala de si retratando suas características desde a fundação até o ano da produção, 1960. Maria da Penha ou D. Mary, como é conhecida, é filha de José Eudóxio e de Maria Soares Vieira (D. Mariqueza) da nobre família Arcoverde Vieira do Estado da Paraíba. O domínio da prosopopeia no texto foi intencional para uma melhor compreensão das origens da cidade de Amarante.

CONFIRA:

SOU AMARANTE!

Sou majestosa, fui plantada por portugueses procedentes da cidade do mesmo nome. Aos lusos juntaram-se guegueses, acaroazes e africanos. Nasci cheia de encantos e poesias. Na minha infância lutei para vencer, tenho enfrentado muitas adversidades; hoje, porém, já prenuncio um futuro promissor. Sou pródiga em inteligências férteis e com imensa satisfação vejo os meus filhos projetarem-se em reflexos brilhantes.

Sou pequena, porém bonita. Minhas ruas são bem traçadas e nelas existem pontos de atração como: as praças, a escadaria, as pontes, a Igreja branca junto à paisagem verde, as colinas e os 03 rios que me transformam numa ilha alegre e linda no dizer do meu querido e ilustre filho Da Costa e Silva.

MEUS RIOS

RIO PARNAÍBA:

Parnaíba - palavra de origem indígena que significa grande rio não navegável. Ele nasce de 03 olhos d?água na Serra da Mangabeira e se lança no Delta do Atlântico. Batizou-lhe o paulista Domingos Jorge Velho que, Parnaíba lhe chamou em homenagem à sua terra natal. Suas águas são avolumadas pelos afluentes, Balsas, Gurgueia, Canindé, Poti, Longa, Uruçuizinho, Uruçú-açú e outros.

Serve de fronteira entre o Piauí e o Maranhão e a muitos tem inspirado. Suas margens florescem lindas cidades como Teresina, Amarante e Floriano. Como via de transporte, distribui alguns produtos do nordestino valente que luta contra a natureza madrasta, mas não abandona o torrão onde nasceu.

Um amarantino ilustre contemplando as suas águas mansas chamou-lhe ?Velho Monge?. Sinto-me orgulhosa por sua importância para a barragem de Boa Esperança que é uma realização magnífica e gigantesca e que acelerou o desenvolvimento desta região até bem pouco tempo esquecida e quase inexplorada.

RIO CANINDÉ:

Este nasceu na Serra Grande nos limites do Piauí com Pernambuco. Possui como afluentes principais o Rio Itaim que tem seu curso superior ao meu; e ainda o rio Piauí que nasce de uma lagoa no município de Caracol e depois de cruzar e delimitar vários municípios dá-lhe suas águas a uma distância de 40 Km de sua confluência juntamente à cidade de Francisco Ayres.

Suas águas fornecem peixes maravilhosos, entre eles o fidalgo, o matrinxã, o surubim, o piratinga e outros menores como: a sardinha, o mandi, a arenga e a branquinha. Às suas margens os caboclos fazem vazantes e folclore como o Cavalo Piancó cantado nas noites enluaradas para afugentar o sono enquanto vigiam suas plantações.

RIO MULATO:

Chama-se mulato, uma das consideráveis riquezas do município de Amarante. Nasce na lagoa do mesmo nome, o qual serviu para designar o seu nome. Suas águas tornam-se mais fortes ao juntarem-se com a lagoa do Bacuri. Recebe como afluentes os riachos: Boqueirão, Tucano e Riachão indo despejar suas águas no rio Parnaíba, além de fornecer pequenos peixes como: piaba, mandi, sardinha, etc.

Nas suas margens estão situadas muitas propriedades com engenhos destinados à fabricação de rapadura e de cachaça; encontram-se também lavoura de arroz, feijão, milho, mandioca, cultura de frutas, hortaliças que constituem a base da alimentação do povo amarantino.

Todos os meus rios formam, pois um rosário de águas a beijar-me sorrindo e cantando: Salve Amarante, Salve!

Sou pequena, mas aos poucos vou acompanhando o ritmo do progresso que sacode o Piauí.

[Maria da Penha Soares Vieira]



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES