Profissional em cerâmica à espera de um apoio do Sebrae

Profissional em cerâmica à espera de um apoio do Sebrae

Cerâmica com arranjos e pintura | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 30 anos trabalhando com cerâmica, o autodidata, Raimundo José, residente na comunidade Rodrigo Mendes, Zona Rural de Amarante, descobriu na impossibilidade de continuar os estudos, o talento para esculpir em cerâmicas que ele mesmo produz.

Filho do oleiro, Cristalino Reinaldo de Sousa, o artista, nas diversas viagens que já fez a Teresina, aprendeu fazer arranjos apenas vendo esculturas em feiras de cerâmicas e hoje faz e comercializa os seus produtos em feiras livres de Amarante e também de Regeneração. ?Quem sabe trabalhar com o barro é fácil copiar os arranjos que vê?, explica Raimundo o dom que tem.

Nascido em Amarante, o artista mora na comunidade Rodrigo Mendes há mais de 20 anos, já trabalhou em Cristino Castro e, por longos anos, alimentou o desejo de trabalhar em Teresina e ter o seu talento visto e reconhecido por quem pudesse ajudá-lo.

Raimundo José fabrica e decora aproximadamente 300 peças por mês das mais variadas formas entre insetos, animais, pessoas, objetos, etc. ?É muito raro, mas faço peças por encomendas, caso contrário, fabrico para vender aleatoriamente?, diz ele. Sem ferramentas, o artista se utiliza apenas de algumas peças de ferro e madeira, além de um torno manual, ainda rústico, e dois fornos pequenos.

Um apoio do Sebrae é seu maior desejo e/ou quem possa contratá-lo para fazer pedidos periódicos das suas peças em quantidade razoável que assegurem uma melhor condição de vida.

TRABALHOS EM CERÂMICA

RAIMUNDO JOSÉ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES