Rio Mulato apenas sobrevive com desmatamento e queimadas. Será o fim de uma história secular?

Rio Mulato apenas sobrevive com desmatamento e queimadas. Será o fim de uma história secular?

Árvore sobre o Rio Mulato | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Mulato, no município de Amarante, encontra-se em difícil fase de sobrevivência. Parte da população que reside em suas proximidades queixa-se que, a cada ano, além das transformações que a natureza se encarrega de fazer às margens do rio, é notória a agressão sofrida por influência humana desde queimadas até derrubadas de árvores de grande porte que sustentam o curso da água e mantêm viva a beleza que a natureza precisou de décadas para construir.

Enorme Pau D"arco à beira do Rio Mulato (cortado com motosserra)

Outro fator que muito contribui é o fechamento de comportas que prendem as águas para irrigação das lavouras situadas em suas cabeceiras que na época da estiagem permitem a passagem de aproximadamente 15% do seu volume d?água.

Grandes árvores, a exemplo do Pau D?arco, vêm sendo derrubadas sem a devida preocupação com o meio ambiente, o que segundo Edson Sousa, faz aumentar a preocupação em relação ao futuro do Rio Mulato que é parte integrante da história de Amarante.

Recordo-me com grande lamento que exatamente aqui, onde estou, era o leito do nosso Rio Mulato. Sou pescador e, neste local, peguei muitos peixes. O rio está vivo ainda, mas, a exemplo desses fatos, temos que temer o fim do nosso majestoso mulato, afirma Francisco Edson, locutor e pescador há longos anos no Rio Mulato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES