Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Semana Cultural: quarta noite, os valores culturais.

Semana Cultural: quarta noite, os valores culturais.
XV Encontro Cultural de Amarante | Denison Duarte
Compartilhe

O Baile Cor-de-Rosa, documentário produzido pelos universitários amarantinos com o firme propósito de retratar o preconceito sofrido pelas prostitutas de 1950 a 1960, foi o pontapé inicial da quarta noite do XV Encontro Cultural de Amarante. A produção, que já é sucesso em quase todo o Brasil, tem como elenco artistas da terra. A banda de música Nova Euterpe de Amarante deu prosseguimento ao cerimonial de abertura da programação da noite.

O Programa AABB Comunidade teve, em seguida, o seu espaço garantido. Na ocasião, o programa apresentou um documentário sobre a origem e sua importância na formação escolar e como se dá o seu funcionamento através da parceria com a comunidade. O público alvo são crianças de 07 a 18 anos incompletos e consiste numa proposta de complemento educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade, por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas e esportivas e também nas áreas de higiêne e saúde.

Na ocasião seguinte, num telão, o cenário cultural e arquitetônico de Amarante foi exibido ao público com fotos dos casarões e da sua beleza natural, um dos maiores encantos dos visitantes da capital da cultura piauiense - Amarante. Sob forma de perpetuar a cultura, o Cavalo Piancó Mirim demonstrou, num curto espaço de tempo, que a tradição também faz parte da vida das crianças.

Todas as atrações se manifestaram como um presente aos amarantinos, mas as quadrilhas ?Renascer dos Angicos? da Unidade Escolar Irismar Freitas ? Angical PI, e ?Flor do Mandacaru? de São Francisco do Maranhão, não podiam deixar de enriquecer a noite como uma beldade em ritmo e passos uniformes. Uma linda coreografia rítmica que reafirma os ensejos em exaltar a cultura angicalense e franciscoense. Sem considerar que o casamento, aquele que antigamente era realizado nas quadrilhas, aconteceu durante a apresentação da Renascer dos Angicos e com requinte de quem realmente conhece de tradição e cultura.

Voltando à cultura local...

Renato e Fredson, baixista e guitarrista respectivamente, apresentaram ao som dos seus instrumentos, a consonância dos ritmos e uma melodia perfeita cantando músicas de artistas famosos e músicas de suas autorias como ?O troco?. O Cavalo Piancó, filho de nossa terra, entrou no palco quando chegou o momento de abrilhantar a noite, um dos momentos mais aguardados deste XV Encontro Cultural. O Teatro Amarantus, é sem dúvida, a menina dos olhos da cidade de Amarante e deixou isso provado quando subiu ao palco para uma encenação teatral, uma comédia com a peça ?Copo D?água?.

Enquanto isso o grupo de dança Gire-Art de Teresina, somente meninas, se concentrava para aplicar seus passos ao som do coco num embalo dançante e envolvente bem característico da cultura piauiense, ou seja, não tem preço!

Pagode do Mimbó, o momento mais esperado...

Com apresentação já realizada ao vivo para o Presidente Lula e toda a sua assessoria, o Pagode do Mimbó é referência nacional quando o assunto é cultura. Ao entrarem em cena para o público amarantino, a emoção tomou conta dos presentes. Logo após, o reggae guiou os passos do grupo na dança africana que nunca desaponta em suas apresentações. Encerrando, o hip hop provou a destreza dos componentes enquanto o público ia ao delírio ao ver os passos ousados do grupo que obtém cada vez mais um número maior de admiradores.

À meia-noite durante o show pirotécnico todos cantaram os parabéns pela chegada dos 138 anos de emancipação política de Amarante e juntos com o Padre Raimundo Neto o Pai Nosso foi rezado.

CONFIRA AS FOTOS




























































Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar