Semana cultural: Terceira noite - Amarante, capital da cultura.

Semana cultural: Terceira noite - Amarante, capital da cultura.

XV Encontro Cultural de Amarante | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terceira noite do XV Encontro Cultural começou ao som do Hino de Amarante executado pela banda Nova Euterpe. Demais músicas que compõem o clássico repertório da banda foram apresentadas na sua exibição sob aplausos que completavam a harmonia da orquestra.

O coral da comunidade Bela Vista fez a sua participação com músicas católicas precedendo o recital de poesias onde o poeta amarantino, Gregório Pereira, recitou o poema ?A moenda? de Da Costa e Silva. O poeta, enquanto viveu mais de 30 anos fora de seu berço (Amarante) compôs várias obras que apresentou de forma inédita em público. São obras não publicadas, mas gravadas nos livros de suas recordações.

Em seguida, a Associação de Capoeira Sol Nascente realizou uma demonstração da habilidade dos seus alunos nas várias modalidades e níveis com as técnicas específicas para cada nível. O reisado mirim de Amarante simbolizou, sob forma de dramatização e canto, o nascimento de Cristo. Os Repentistas Zé Carlos e Chico Chaves, vêm ganhando espaço na cultura amarantina como os mais habilidosos repentistas da região pelo poder de criação dos versos de suas obras. As conversas paralelas foram eliminadas pela arte do improviso dos artistas que tomaram conta do palco chamando a atenção de todo o público presente.

O Pagode de Regeneração foi outro momento em que os espectadores contemplaram a força de vontade dos regenerenses em enaltecer a cultura piauiense. Os pagodeiros apresentaram um breve histórico de sua existência e a importância que carregam como incentivadores da sua cultura. Antecedendo o pagode, o Sr. Gregório Ribeiro ? Gregorinho, Poeta amarantino, recitou os poemas de sua autoria demonstrando o amor e o afeto que tem pela vida do sertanejo, retratando ainda, suas lamentações da atual realidade do sertão, por ser o bêrço de suas origens.

São Francisco do Maranhão, sempre apoiando os eventos que engrandecem a cultura amarantina, trouxe a dança da índia e a dança portuguesa que, em trajes à carater, encantou os presentes com a forma de fazer a sua identidade cultural.

A quadrilha ?Sarrupiá do Sertão? a passos uniformes mostrou ao público o porquê de ser bem aceita por onde passa. Numa coreografia única, sua apresentação fechou com mestria a terceira noite do XV Encontro Cultural de Amarante.

Ao final das apresentações teve início a musicalidade da noite com ?Rochinha e Forró Novo Stilo?, um grupo musical que guia musicalmente sua legião de seguidores com os ritmos do momento. Hoje o grupo, que tem como patrocinador o maior vendedor de motos do Médio Parnaíba, Van Motos de Água Branca e a Prefeitura Municipal de Amarante, se apresenta nos lugares mais requintados e deixa a sua marca registrada. O ?Forró Maquiagem? de Amarante finalizou com muito forró, o ritmo mais quente e mais envolvente da atualidade.

FOTOS DA 3ª NOITE DO XV ENCONTRO CULTURAL DE AMARANTE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES