Seminário no Piauí discutirá sobre a cachaça de alambique

Seminário no Piauí discutirá sobre a cachaça de alambique

Cachaça Lira | Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As dinâmicas e perspectivas para o mercado da cachaça no Piauí , serão discutidas durante o Seminário Estadual da Cachaça de Alambique, que será realizado no próximo sábado (24), na Fazenda Floresta, no município de Amarante, localizado a 156 quilômetros ao sul de Teresina.

A abertura oficial do seminário, será às 8 horas, seguida de palestras sobre ferramentas de gestão para o setor da cachaça, variedades de cana e seus tratos naturais, e ainda sobre o turismo rural como forma de agregação de valor ao agronegócio da cachaça.

Durante o evento, também será apresentado o planejamento estratégico da Associação dos Produtores de Cachaça do Piauí (APCP), que tem como foco ações de marketing e comercialização para a cachaça produzida no Estado.

?Será um momento para troca de experiências entre os produtores e para a disseminação de experiências de sucesso do segmento no que se refere à conquista de novos mercados. Queremos também mostrar a importância da agregação de novos produtos e serviços como estímulo ao turismo rural nas regiões do Estado, onde há produção de aguardente?, explica a gestora do Projeto Semear Empreendedorismo Econômico ? Cachaça de Alambique, do Sebrae/PI, Rosângela Pires.

O encerramento do seminário será feito com uma visita às instalações da Agroindústria de Cachaça Lira, com sede em Amarante. O Seminário Estadual da Cachaça de Alambique é uma realização do Sebrae/PI em parceria com APCP e com o Senar.

Cenário

Atualmente, a produção de cachaça do Piauí é de cerca de 3,5 milhões de litros por ano, sendo 95% da fabricação oriunda de pequenas empresas informais. O setor gera sete mil empregos, entre diretos e indiretos, e movimenta cerca de R$ 8 milhões, uma quantia bastante expressiva para a economia do Estado.

De acordo com a APCP, mais de 70% da produção do Estado provém de alambiques localizados no município de Castelo do Piauí. Somente na cidade, o segmento gera quatrocentos empregos durante a safra, entre os meses de julho e setembro.

Outros sete municípios também se destacam na produção desse destilado: José de Freitas, Amarante, São João da Serra, Pedro II, Barras, Palmeira do Piauí e Pedro II. As marcas mais conhecidas são Siri, Mangueira, Mineirinha, Tapuia, Rainha do Belém, Jitirana, Velho Monge e Lira.

Nas últimas décadas, a cachaça brasileira tem tido reconhecimento internacional, sendo comercializada nas melhores adegas e restaurantes do Brasil e do mundo. O produto ocupa o primeiro lugar no ranking dos destilados mais consumidos no País e o terceiro lugar no ranking mundial, sendo exportado para mais de 60 países.

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique, Fenaca, o Brasil produz 1,3 bilhões de litros de cachaça de alambique por ano, por meio de 30 mil produtores e mais de cinco mil marcas. O setor gera, em todo o país, cerca de 400 mil empregos, entre diretos e indiretos.

FONTE: http://www.vermelho.org.br/pi/noticia.php?id_noticia=117967&id_secao=95



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES