Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Tudo pronto para as instalações do Ponto de Cultura de Amarante

Tudo pronto para as instalações do Ponto de Cultura de Amarante
Amarante, capital da cultura! | Foto: Denison Duarte
Compartilhe

Está tudo pronto para iniciarem as instalações do primeiro ponto de cultura de Amarante. Uma das grandes conquistas foi a recente aquisição de um espaço físico que irá abrigar as mais diversas atividades culturais, educativas e de cidadania. A iniciativa é da Associação Comunitária do Bairro Escalvado que promoverá, através do projeto, uma nova identidade cultural ao município. A sede será na antiga creche Etelvina, na Av. Francisco Lira, nas proximidades do colégio Da Costa e Silva, entregue sob forma de doação à entidade.

Dentre as atividades do projeto a comunidade amarantina será beneficiada com aulas de música, dança, balé, reisado, informática, teatro, cinema, além de produções cinematográficas que farão uso dos artistas da terra, e outras relevantes manifestações culturais de Amarante. Alguns fatores darão relevância nos rumos do ponto de cultura como: o protagonismo que se dará com a valorização individual dos integrantes; o compartilhamento através de um trabalho sem hierarquia que atribuirá a mesma importância a todos; e o empoderamento que considerará o poder do trabalho e da capacidade individual de todos.

De acordo com o Sr. João Catita, presidente da associação, a aquisição de diversos equipamentos tecnológicos (computadores, internet, instrumentos musicais, projetores multimídia, etc.), acontecerá na próxima semana quando se dará o processo licitatório. O projeto será aberto a todos os amarantinos até 65 anos e custará anualmente à entidade R$ 180.000,00.

A concretização do mesmo conta com a alocação de recursos através do MinC - Ministério da Cultura, Fundação Cultural, e está sendo acompanhado pela Secretaria de Cultura do município, sob a gestão de Luís Silva, que atribui os méritos da conquista à associação do Bairro Escalvado. ?Eu julgo de suma importância a vinda de um projeto como este, através de uma associação de classe como a do bairro Escalvado que visa fomentar e desenvolver a nossa cultura rústica e regional, mas importante para o estado do Piauí?, afirma o secretário.

A Secretaria de Cultura dará o seu apoio logístico, além de tomar outras providências como: buscar junto ao prefeito municipal, Luiz Neto, a devida condição para a estruturação do projeto, assim como, contribuir com toda a assistência necessária para o devido funcionamento do projeto, reforça.

Segundo Raimundo Rabelo, Vice-presidente da associação e coordenador do projeto, o ponto de cultura não visa somente trazer novidades, mas dar força ao que hoje é cultura no município, mas que está adormecido como o Cavalo Piancó, Reisado, as danças do mimbó, etc., fazendo valer o foco principal do projeto.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar