Tudo pronto para as instalações do Ponto de Cultura de Amarante

Tudo pronto para as instalações do Ponto de Cultura de Amarante

Amarante, capital da cultura! | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está tudo pronto para iniciarem as instalações do primeiro ponto de cultura de Amarante. Uma das grandes conquistas foi a recente aquisição de um espaço físico que irá abrigar as mais diversas atividades culturais, educativas e de cidadania. A iniciativa é da Associação Comunitária do Bairro Escalvado que promoverá, através do projeto, uma nova identidade cultural ao município. A sede será na antiga creche Etelvina, na Av. Francisco Lira, nas proximidades do colégio Da Costa e Silva, entregue sob forma de doação à entidade.

Dentre as atividades do projeto a comunidade amarantina será beneficiada com aulas de música, dança, balé, reisado, informática, teatro, cinema, além de produções cinematográficas que farão uso dos artistas da terra, e outras relevantes manifestações culturais de Amarante. Alguns fatores darão relevância nos rumos do ponto de cultura como: o protagonismo que se dará com a valorização individual dos integrantes; o compartilhamento através de um trabalho sem hierarquia que atribuirá a mesma importância a todos; e o empoderamento que considerará o poder do trabalho e da capacidade individual de todos.

De acordo com o Sr. João Catita, presidente da associação, a aquisição de diversos equipamentos tecnológicos (computadores, internet, instrumentos musicais, projetores multimídia, etc.), acontecerá na próxima semana quando se dará o processo licitatório. O projeto será aberto a todos os amarantinos até 65 anos e custará anualmente à entidade R$ 180.000,00.

A concretização do mesmo conta com a alocação de recursos através do MinC - Ministério da Cultura, Fundação Cultural, e está sendo acompanhado pela Secretaria de Cultura do município, sob a gestão de Luís Silva, que atribui os méritos da conquista à associação do Bairro Escalvado. ?Eu julgo de suma importância a vinda de um projeto como este, através de uma associação de classe como a do bairro Escalvado que visa fomentar e desenvolver a nossa cultura rústica e regional, mas importante para o estado do Piauí?, afirma o secretário.

A Secretaria de Cultura dará o seu apoio logístico, além de tomar outras providências como: buscar junto ao prefeito municipal, Luiz Neto, a devida condição para a estruturação do projeto, assim como, contribuir com toda a assistência necessária para o devido funcionamento do projeto, reforça.

Segundo Raimundo Rabelo, Vice-presidente da associação e coordenador do projeto, o ponto de cultura não visa somente trazer novidades, mas dar força ao que hoje é cultura no município, mas que está adormecido como o Cavalo Piancó, Reisado, as danças do mimbó, etc., fazendo valer o foco principal do projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES