UESPI em defesa do patrimônio histórico de Amarante

UESPI em defesa do patrimônio histórico de Amarante

UESPI em defesa da cultura amarantina | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A turma de História da UESPI, Bloco II, está concluindo neste momento, na Câmara Municipal, um trabalho de resgate e preservação do patrimônio histórico cultural de Amarante. Trata-se do projeto ?Atividades culturais: revivendo a história de Amarante?.

Hoje está acontecendo a culminância do projeto e, durante as apresentações, pela manhã, fotos do patrimônio histórico de Amarante iam sendo exibidas, em telão, sob forma de traduzir a importância de sua conservação que se faz necessária através da conscientização, principal componente para a preservação, e do tombamento dos imóveis históricos da cidade.

Enquanto isso, foi focado todo o patrimônio histórico de Amarante (Portugal) levando-se em conta o perfeito estado de zelo dos valores que fazem parte da história cultural daquele povo. O projeto almeja conservar o que hoje é histórico e dar segmento a esses valores preservando a identidade cultural de Amarante.

Sidney Conrado, Professor da UESPI e idealizador do projeto, considera importante a participação dos alunos no dia-a-dia da história cultural de Amarante. Como resultado desta conquista, alguns acadêmicos que tem como objetivo fomentar a cultura, hoje fazem parte do corpo de dança da cidade.

A turma foi subdividida para a apresentação dos trabalhos que estão sendo avaliados pela Banca Examinadora composta por: Sidney Conrado, Euzen-í Dantas, e Nalva Rodrigues ? Mestre em História. O processo de avaliação considerou os seguintes critérios: Adequação do conteúdo com o tema, pesquisa, segurança no momento da exposição, desenvoltura e coerência.

O Secretário de Cultura, Luís Silva (L Silva), participou, pela manhã, da culminância do projeto e, bem atento às solicitações, parabeniza a UESPI considerando ser de suma importância para Amarante a iniciativa, mostrando-se favorável às reivindicações.

Ainda, pela manhã, no espaço físico da Câmara Municipal apresentaram-se o Reisado, o Divino Espírito Santo e o Pagode de Amarante.

- PONTOS DE VISTA -

Nós queremos a implantação de uma disciplina específica da história de Amarante, ou seja, uma educação patrimonial nas escolas públicas para a reconstituição da história (Francijane Sousa - Acadêmica).

Eu defendo a educação patrimonial como disciplina obrigatória no currículo escolar de Amarante, pois através dessa obrigatoriedade, o aluno vai se conscientizar da importância de se conservar e preservar um patrimônio, pois ali está a sua identidade cultural, ou seja, o seu modo de vida (Euzen-í Dantas - Coordenadora).

Fico emocionado com esse tipo de iniciativa, pois é importante os acadêmicos saírem dos muros da UESPI e virem em busca desses valores (Sidney Conrado - Professor).

FOTOS ABAIXO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES