Último dia da I Conferência Municipal de Cultura: confira!

Último dia da I Conferência Municipal de Cultura: confira!

I Conferência Municipal de Cultura | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 30, a Secretaria Municipal de Cultura concluiu a ?I Conferência Municipal de Cultura?. O evento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo ?Mirandão?, propôs estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.

A conferência foi constituída por eixos e sub-eixos temáticos como: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura, desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa, e também, gestão e institucionalidade da cultura.

Consideramos relevante o papel dos alunos da UESPI nesta conferência que, sem objetivar o certificado, contribuíram na discussão das questões específicas de nossa cultura, afirma Luis Silva ? Secretário de Cultura.

Esta conferência representa para nós, um fato histórico, mas vale salientar que alguns aspectos devem ser considerados como por ex.: a população amarantina é subdividida em 50% residente na zona urbana e os demais na zona rural; a zona rural precisa também tomar conhecimento dessas decisões. Temos diversas comunidades históricas interioranas que contribuem para que nossa cultura seja o que realmente ela é, afirma Paulo Terto (Paulão).

Um dos assuntos abordados, com 100% de aprovação, foi a criação da Secretaria de Turismo, cujo projeto já passou pela Câmara dos Vereadores e não foi aceito e por estar diretamente relacionada à cultura, todos os delegados e participantes da conferência foram unânimes quando o assunto foi submetido à votação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 30

08h00min - Intervenção Cultural (Balé do Polivalente);

08h00min ? Ministrante (Conferencista ? Dra. Betty);

08h30min - Formação dos eixos;

08h30min - Discussão das propostas;

10h00min - Apresentação dos candidatos;

10h30min - Lanche;

12h00min - Eleição;

13h00min - Avaliação;

13h00min - Certificação;

14h00min - Encerramento.

Segundo Luis Silva - Secretário de Cultura, dos quase 300 inscritos 5% representarão o município de Amarante na ?II Conferência Estadual de Cultura? prevista para 26 e 27 de novembro de 2009.

Que todos possam estar otimistas, pois o momento é de construção das políticas públicas de cultura e que essa vontade de crescer culturalmente esteja presente no espírito de cada participante desta conferência, diz Francisco Antônio (Pelé) ? Ator e produtor cultural e Assessor da Presidência Cultural do Piauí.

FOTOS:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES