Vacinação anti-rábica: SESAPI aplica treinamento aos profissionais da Saúde

Vacinação anti-rábica: SESAPI aplica treinamento aos profissionais da Saúde

Treinamento na VI Gerência Regional de Saúde | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os profissionais da Saúde receberam um treinamento ontem, 03, na sede da VI Gerência Regional de Saúde, localizada ao lado do CAPS, no bairro Balão. A capacitação era voltada para Administradores de sistemas, Enfermeiras e Agentes de Endemias dos 17 municípios coordenados pela Regional. O objetivo é a discussão das metas da campanha de vacinação anti-rábica que acontecerá dia 18 de setembro. No ensejo foi discutido sobre a profilaxia da raiva animal e humana.

Segundo o Veterinário, Francisco Morais [SESAPI], ?a vacina de combate à raiva, que está disponível nas unidades de saúde, é homóloga e não oferece riscos nem aos animais e nem ao ser humano o que vem facilitando o controle da doença ao longo dos anos. ?A raiva é 100% letal e qualquer pessoa infectada que não realizar o tratamento chegará a óbito, motivo pelo qual se faz importante um treinamento como esse no combate desse mal.?

A doença, que atinge animais domésticos como cão e gato, ainda é preocupante em animais de interesse econômico como gado, equino, ovino, e também animais silvestres como raposa e morcego.

O treinamento, aplicado também pela Enfermeira Raimunda Damasceno, é resultado da avaliação feita pela SESAPI na execução do esquema vacinal para uma melhor resposta nos atendimentos, reforça o veterinário que considera importante a capacitação por também tratar da implantação da base de dados do programa SISRAIVA que será utilizado para envio das informações à SESAPI.

[FRANCISCO MORAIS] - Gostaria muito que a população realmente contribuísse levando os animais para serem vacinados no ?dia D?; e em casos de agressões por cão, gato, raposa, morcego ou macaco que procurem as unidades de saúde para o tratamento profilático antirábico humano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES