Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Vacinação anti-rábica: SESAPI aplica treinamento aos profissionais da Saúde

Vacinação anti-rábica: SESAPI aplica treinamento aos profissionais da Saúde
Treinamento na VI Gerência Regional de Saúde | Foto: Denison Duarte
Compartilhe

Os profissionais da Saúde receberam um treinamento ontem, 03, na sede da VI Gerência Regional de Saúde, localizada ao lado do CAPS, no bairro Balão. A capacitação era voltada para Administradores de sistemas, Enfermeiras e Agentes de Endemias dos 17 municípios coordenados pela Regional. O objetivo é a discussão das metas da campanha de vacinação anti-rábica que acontecerá dia 18 de setembro. No ensejo foi discutido sobre a profilaxia da raiva animal e humana.



Segundo o Veterinário, Francisco Morais [SESAPI], ?a vacina de combate à raiva, que está disponível nas unidades de saúde, é homóloga e não oferece riscos nem aos animais e nem ao ser humano o que vem facilitando o controle da doença ao longo dos anos. ?A raiva é 100% letal e qualquer pessoa infectada que não realizar o tratamento chegará a óbito, motivo pelo qual se faz importante um treinamento como esse no combate desse mal.?

A doença, que atinge animais domésticos como cão e gato, ainda é preocupante em animais de interesse econômico como gado, equino, ovino, e também animais silvestres como raposa e morcego.

O treinamento, aplicado também pela Enfermeira Raimunda Damasceno, é resultado da avaliação feita pela SESAPI na execução do esquema vacinal para uma melhor resposta nos atendimentos, reforça o veterinário que considera importante a capacitação por também tratar da implantação da base de dados do programa SISRAIVA que será utilizado para envio das informações à SESAPI.



[FRANCISCO MORAIS] - Gostaria muito que a população realmente contribuísse levando os animais para serem vacinados no ?dia D?; e em casos de agressões por cão, gato, raposa, morcego ou macaco que procurem as unidades de saúde para o tratamento profilático antirábico humano.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar