VIII Festival da Cultura Afro-brasileira; veja as fotos!

VIII Festival da Cultura Afro-brasileira; veja as fotos!

VIII Festival da Cultura Afro-brasileira | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alusivo ao dia da consciência negra, o VIII Festival da Cultura Afro-brasileira, realizado hoje (20), no Quilombo Mimbó, reuniu um expressivo público que prestigiou diversas atividades, resultado de uma vasta programação que se estendeu por todo o dia.

Sob a organização e apresentação de Sâmia e Bertoldo Neto, dirigentes dos grupos Raízes Negras e Aconva, Associação de Condutores de Visitantes, o festival recebeu turistas, apreciadores, alunos, professores e profissionais de interesses afins, além da comunidade amarantina e de entidades como a CEAPI, Cooperativa Educacional de Amarante-PI.

Caravanas dos municípios de Amarante, Lagoinha, Regeneração, Oeiras, São Francisco do Piauí, Palmeirais, Tanque, etc, chegaram cedo da manhã ao Quilombo com o objetivo de dar relevância ao turismo étnico afro do município. Em meio às maravilhas naturais do Quilombo, um passeio turístico foi indispensável, pontapé inicial da programação iniciada às 09h00min.

O dia foi de valorização étnica e cultural, resultado de uma busca constante dos organizadores do evento pela igualdade racial. Na abertura, apresentações alusivas à data foram precedidas pelo Hino da Negritude. Em seguida, Bruna Beatriz num dueto com Fúlvio Arthur cantou para o público presente.

As apresentações iniciaram com o Pagode do Mimbó, a Dança Afro e o Pagode Mirim. Técnicas e habilidades corporais foram demonstradas numa verdadeira sincronia de passos do Hip Hop do Mimbó. Durante a programação, teve relevância a capoeira piauiense com uma forte presença da ACTC, Associação do Centro de Treinamento de Capoeira, com a presença do Mestre Helio (Água Branca) e do instrutor Jabá, e também do grupo ABRAC, núcleo de Amarante, que exibiu suas habilidades com perofagia, entre outras técnicas. O musical Palmares proporcionou outro grande momento, um espetáculo de muitos aplausos com a participação Valdemar Santos, Zéh Carlos e Elizabeth Battali e Júnior Afoxá.

Andressa, 15 anos, foi eleita a musa do Mimbó este ano. Alvo de muitas expectativas foi a escolha da Miss Negra e do Mister Negro que, neste VIII Festival, foram eleitos Thairine e Robert Ferdinand, respectivamente.

À tarde, as radiolas digitais priorizaram o reggae como o ritmo sensação do evento, sob as mixagens dos DJ"s Carioca e Léo, numa continuidade da programação sem previsão de encerramento noite a dentro.

VIII FESTIVAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

{albCodigo=3909}



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES