MN.com visita o maior bairro de Angical

MN.com visita o maior bairro de Angical

Montevidéu | Rgeral.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nossa visita desta semana foi o maior bairro de Angical, o Montevidéu, dividido pela BR 343 em I e II, moradores montam suas barracas com comidas típicas da região, frutas, verduras, plantas e até a famosa galinha caipira, é um exemplo a barraca do Sula e Sônia, encontramos no momento de nossa visita algumas pessoas que passavam pela BR param e sempre levam algo, um verdadeiro mercado, durante nossa conversa com a proprietária ela fala que em média 200 pessoas compram lá todos os dias, se tornando um grande atrativo financeiro para alguns moradores daquele bairro.

O Montevidéu é o maior bairro de Angical do Piauí, porém o mais preocupante, percorremos diversas ruas do mesmo e encontramos muitos moradores insatisfeito com a situação, mitos problemas preocupam os mesmos, principalmente as drogas. Este bairro é um dos mais carentes da cidade, pouco investimento se vê para a melhoria das condições de vida daquele local, apenas com uma rua foi beneficiada com calçamento e o entorno da praça dep. Wilson Brandão, do lado I, do II uma grande praça, a denominada Frank Aguiar, esta onde por sem bem extensa deveria ser o atrativo do bairro, hoje encontra parcialmente destruída, bancos quebrados ou fora do lugar, vândalos destruíram, já que no local não há quem vigie a mesma, ainda assim com o abandono, alguns moradores ainda usufruem da mesma para a prática de caminhadas.

Ouvindo os moradores sobre o que desejavam para seu bairro, praticamente ouvimos uma coisa só, calçamento, esta foi a palavra chave, todos querem, recuperação das praças, um melhor abastecimento de água, estes foi uns dos principais problemas que encontramos, como também a não coleta de lixo em algumas ruas e o acúmulo de lixo em outras.

Lá também encontramos uma grande obra para o bairro iniciada na administração anterior, com o prazo de 90 dias para sua conclusão, hoje com mais de um ano está parada, seria uma unidade de saúde, e por falar em saúde moradores também cobram mais médicos, já que o bairro fica distante do centro, há um posto de saúde, porém poucos dias há médicos para atenderem os moradores. Outro investimento que não foi concluído, uma outra praça onde funcionava um campo de futebol, deu início, mas por algum motivo não foi concluída, crianças disputam o pouco espaço que tem com uma estrutura de concreto e lixo para uma pratica esportiva.

Um outro grave problema que encontramos por lá, sabemos que hoje existe o programa Luz para todos, mas no montevidéu anda não é para todos, um senhor que identificou apenas com suas iniciais D. R. A mora a 6 meses na rua do campo, e lá não existe postes de concretos somente gambiarras e postes de estacas de madeiras e por conta disso a empresa que fornece energia não pode ligar energia elétrica na sua residência. Há seis meses este cidadão mora no escuro tem vontade de ter energia em casa mas não pode, alguns moradores mais velhos no local pagam até taxa de iluminação pública, mas a iluminação durante a noite é simplesmente da lua. Um problema que afeta os moradores também se trata da falta d"água, em alguns lugares só chega água durante a noite e por pouco tempo.

Muitos problemas para aquele bairro, mas também possui um belo cartão postal da cidade a imagem da padroeira da cidade Nossa Senhora do Rosário.

procuramos mais dois vereadores da cidade para ouvirmos o que els tem a dizer sobre o bairro, conversamos com o vereador França (PSB), o mesmo reconhece que o bairro ´muito carente de infra estrutura, até mesmo pala quantidade de moradores que nele reside. Com relação ao lixo o mesmo fala que é preciso que haja uma campanha educativa e um aprimoramento na coleta. Com relação à iluminação pública fala que como o bairro cresce rápido, a Eletrobrás não acompanhou esse crescimento e há um limite de distância de um poste feito de concreto, não se pode usar mais postes de madeiras. Garante que existe recursos para: calçamentos no bairro, estruturar campo de futebol do lado I, há uma quadra de esporte sendo construída, em conclusão a reforma do posto de saúde, como também um grande interesse na questão da iluminação pública. Conhece que a falta de emprego atinge em massa os moradores, este também já fez requerimento e aprovado pelo governador para a construção de uma ponte de concreto, onde hoje há uma de madeira em péssimo estado, interligando bairro carnaubinha ao Baixão do meio.

Conversamos também co o vereador Maranhão (PDT) menciona que não só o Montevidéu, mas Angical por inteiro precisa de uma atenção especial na área da saúde e esporte. Diz que o bairro precisa de mais investimentos. A questão do lixo, acredita também que precisa acontecer uma coleta mais atenciosa e campanhas educativas, falamos sobre a situação da praça, ele fala que precisa haver uma pessoa paga somente para cuidar do local, e punir aqueles que ousassem em destruir, já a questão da iluminação pública menciona que em Angical é uma das taxas mais caras da região, os vereadores até tentaram baixar a mesma, mas cabe somente à prefeitura fazer isso, relata o vereador. Apoia a iniciativa da prefeitura em realizar a limpezas das nascentes do município, o legislador tem vários projetos aprovados, mas poucos em execução, o mesmo pretende executar vários projetos a partir do ano que vem, sem mesmo passar pela câmara, por sua própria vontade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES