Anísio de Abreu completa 51 anos na próxima quinta-feira e ganhará uma festa popular que está sendo preparada

Anísio de Abreu completa 51 anos na próxima quinta-feira e ganhará uma festa popular que está sendo preparada

Sebastião Rodrigues | Foto Exclusiva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Anísio de Abreu, que faz aniversário de emancipação política na próxima quinta-feira, dia 5, será movimentada durante as comemorações. A prefeitura lançou uma programação festiva dos 51 anos que prevê apresentações culturais no Polo Esportivo e festa popular na praça Sebastião Rodrigues, no Centro, com a banda Exótica.

Antes de ganhar o nome Anísio de Abreu em 1962, o núcleo onde fica a cidade era conhecido como Tamanduá. Contam que isso ocorreu por causa de um tamanduá bandeira que foi amarrado no alto de um juazeiro às margens da estrada onde passavam vários tropeiros e; que eles passaram a marcar os encontros e descansos no local. Quando iam combinar os encontros, diziam: ?A gente se encontra lá no tamanduá? e assim, segundo moradores mais antigos, o nome pegou. Hoje, o município, que tem uma população estimada de 9.456 moradores, abrange uma área territorial de mais de 337 quilômetros quadrados.

(A casa onde a Dona Bazinha muito por muitos anos com Sebastião Rodrigues)

(Este com a Dona Bazinha é Adivaldo, que é um grande defensor do resgate da história de Anísio de Abreu)

HISTÓRIA, SEGUNDO O IBGE

A Fazenda Tamanduá, propriedade de Manoel Ribeiro Soares, que se instalou na região para explorar comercialmente os maniçobais e desbravara as fertilidade das terras, deu origem ao núcleo. Manoel Ribeiro integrava a missão comandada por José Dias, para a expulsão dos indígenas da região. Concluída a missão, Manoel Ribeiro distribui terras da fazenda entre seus familiares, que se dedicam à extração da borracha de maniçoba, criação de gado e práticas agrícolas.

Por volta de 1915, com a construção de uma barragem, no local do açude de Anísio de Abreu, a localidade entrou em fase de progresso. Casas foram construídas, comerciantes se estabeleceram, ruas e praças surgiram, transformando Tamanduá em próspero povoado.

Em 1927, foi construída a primeira igreja, que recebeu a Imagem de São João Batista, escolhido Padroeiro da cidade. Em 1962, Tamanduá passou a denominar-se de Anísio de Abreu, em homenagem ao ex-governador e Senador Anísio Brito de Abreu.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Anísio de Abreu, pela lei estadual Nº 2.353, de 5 de dezembro de 1962, desmembrado de Caracol. Sede no atual distrito de Anísio de Abreu ex-povoado de Tamanduá, constituído do distrito sede e instalado no dia 25 de dezembro de 1962. Em divisão territorial é datada de 31 de dezembro de 1963, quando o município foi constituído distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Saiba mais sobre a cidade no link do IBGE: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=220070

(Nas duas últimas fotos, Auricélio e o prefeito Isaac mostram os projetos para Anísio de Abreu.

(O antigo curral da casa da Dona Bazinha, do outro lado do riacho em Anísio de Abreu)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES