Novo termo de parceria assinado hoje entre FBB e BNDES beneficia o Piauí com cisternas no semiárido

Novo termo de parceria assinado hoje entre FBB e BNDES beneficia o Piauí com cisternas no semiárido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ações para fortalecer a produção de alimentos iniciam nesta quarta em 120 municípios que convivem com a seca. Doze mil famílias, dos nove estados do semiárido brasileiro, irão receber cisternas que ampliam o acesso à água para produção de alimentos e criação de pequenos animais.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que foi assinado hoje em Gravatá, em Pernambuco, no Hotel Casa Grande.

Em julho de 2013, a FBB e o BNDES formalizaram convênio para realizar investimentos sociais, com recursos do BNDES de R$ 126 milhões para a construção de doze mil unidades de Cisternas Calçadão e Cisternas de Enxurrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. São tecnologias sociais reaplicadas para captação de água da chuva com a finalidade de garantir a segurança alimentar e a convivência com seca, para famílias que já têm acesso à água de beber, com a possibilidade de comercializarem a produção excedente.

O projeto prevê a construção de dois tipos distintos de reservatórios, a depender do tipo da propriedade rural, seis mil calçadão e seis mil enxurrada. Os dois modelos captam água da chuva, têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias. A diferença é que a enxurrada deve ser instalada no caminho por onde passa a enxurrada, enquanto a calçadão é um pouco maior para captar água em áreas em declive. Serão beneficiadas cerca de 60 mil pessoas, em 120 municípios definidos em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Início das atividades

Nesta quarta-feira (12/03), será dado o passo inicial para a execução do projeto nos 120 municípios, com a assinatura de Termo de Parceria entre a FBB e a ASA, em evento na cidade de Gravatá (PE). Após a assinatura, haverá encontro durante todo o dia para planejamento com as entidades executoras que irão desenvolver as ações para a implantação das cisternas até o final deste ano. O trabalho de monitoramento e planejamento das ações, objeto do Termo de Parceria, irá receber o investimento social da FBB no valor de R$ 4,3 milhões.

Antes da instalação do reservatório, as famílias irão passar por capacitação para obterem maior rendimento da água das cisternas para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. A identificação, mobilização e capacitação dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica para os produtores ficarão sob a responsabilidade das entidades que foram habilitadas no edital do projeto lançado pela FBB em outubro do ano passado.

Para assinatura do convênio estarão presentes o presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchillo; o representante do BNDES, Rodrigo Aguiar; o superintendente de varejo e governo do estado de Pernambuco do Banco do Brasil, Maelcio Mauricio Soares e o coordenador da ASA, Naidison Quintella.

Água para Todos

A parceria para a reaplicação das tecnologias sociais cisterna calçadão e cisterna de enxurrada, a chamada segunda água, faz parte do Programa Água para Todos do Governo Federal que tem o objetivo de universalizar o acesso à água.

A Fundação BB também participa do Programa com a reaplicação das cisternas de placas com o objetivo de captar água da chuva para o consumo humano, que em parceria com o Banco do Brasil já construiu 74.607 cisternas de placas no semiárido, em 130 municípios brasileiros, dos nove estados do semiárido, cerca de 350 mil pessoas foram atendidas.

A cisterna de placas é uma tecnologia social que compreende um reservatório de forma cilíndrica, coberta e semienterrada. A solução foi certificada pelo Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social em 2001, na tentativa de solucionar a falta de água da população mais carente do semiárido brasileiro. As tecnologias sociais de acesso à água podem ser acessadas no Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA FOTOGRAFADA PELO BLOGUEIRO

[Esta é uma experiência bem-sucedida na comunidade Quilombola Baixa da Onça, em Queimada Nova-PI, onde o P1+2 inclui socialmente através da água para produção de alimentos. A Obra foi executada pela Obra Kolping do Piauí através da parceria entre Petrobras, FPCSA e ASA]



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES