O edital do vestibular da Universidade Aberta do Brasil de Anísio de Abreu vai ser anunciado na terça-feira, dia 18

O edital do vestibular da Universidade Aberta do Brasil de Anísio de Abreu vai ser anunciado na terça-feira, dia 18

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor do Centro de Educação Aberta a Distância no Piauí (UAB), o doutor e professor Gildásio Guedes, ligou ontem para o blogueiro para informar que o edital do vestibular da Universidade Aberta do Brasil em Anísio de Abreu e em mais 31 municípios do Piauí vai ser lançado na próxima terça-feira, dia 18. Ele confirmou o início do funcionamento da Universidade Aberta do Brasil em Anísio de Abreu no mês de agosto.

Foi aprovado este ano pelo Ministério da Educação e Cultura os cursos para vários polos da instituição no Piauí, incluindo Anísio de Abreu. O número de vagas para o vestibular da UAB do município ainda não foi divulgado.

"O polo da Universidade Aberta de Anísio de Abreu terá cursos de especialização e cursos de graduação que serão ofertados através das Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual", explicou.

Os cursos de graduação que serão ofertados através da Universidade Federal do Piauí são Administração em nível de bacharelado, Letras/Inglês e Pedagogia. Já os cursos de especialização são Educação Permanente para a Estratégia da Saúde da Família, Gestão Educacional em Rede e Informática na Educação. "Ao todo serão ofertados 10 cursos para o polo da Universidade Aberta do Brasil em Anísio de Abreu, já que existem os que serão oferecidos através da Uespi", acrescentou.

Gildásio Guedes falou que o polo será administrado pela Secretaria Estadual de Educação através da Superintendência de Ensino Superior, a quem caberá oferecer o quadro de pessoal como vigias, bibliotecários, apoio administrativo e coordenador(a). Já a UAB ficará com a missão de formar o quadro de tutores e professores e de elaborar o projeto pedagógico.

Para funcionar a contento, o polo deverá ter internet e energia de qualidade. Nestas duas áreas residem obstáculos que precisam ser superados, segundo Gildásio. Em entrevista anterior, Gildásio Guedes falou sobre problemas que estariam emperrando o funcionamento da UAB nos municípios. "Os polos encontram entraves para funcionar como problemas na internet e falta ou queda de energia. Para o polo funcionar é preciso ter, além de computadores, acesso à internet e energia também para que as salas sejam climatizadas". falou Guedes.

O diretor afirmou que a UAB já formou 3 mil pessoas no Piauí desde que começou a funcionar em 2005 e que ainda vai formar muitos alunos, já que a procura pelos cursos é intensa. Gildásio informou que os tutores e professores serão selecionados logo que o vestibular for realizado.

Gildásio, que é professor e doutor, já está planejando uma ida a Anísio de Abreu em breve para conhecer a sede do polo da UAB e proferir uma palestra sobre Educação a Distância. O evento deverá ser coordenado pela subsecretária municipal de Educação, Solange Carneiro, e liderado pelo prefeito Isaac Ribeiro. A ideia é que a palestra tenha prefeitos, vereadores, promotores, representantes da sociedade civil, estudantes e gestores de todos os municípios da região.

(GILDÁSIO GUEDES, DIRETOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA)

(A SEDE DO POLO DA UAB DE ANÍSIO DE ABREU: PRONTINHA À ESPERA DO VESTIBULAR PARA FUNCIONAR)

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

Esta é uma obra da maior importância para Anísio de Abreu e toda a região. Então, todos precisam se unir para garantir que ela seja efetivada. Só desejamos que muitos filhos da cidade não tenham que ir embora estudar em outras regiões, assim como aconteceu comigo há 30 anos e com tantos outros. É importante que todos possam fazer seu curso superior no convívio familiar e dos amigos, desenvolvendo suas atividades na região. A imprensa, no nosso caso, está fazendo o seu papel de abrir o debate e buscar as informações para nossos leitores e internautas. Lembro que havia muita informação desencontrada sobre a inauguração da UAB de Anísio de Abreu, então, o blog foi até a sede da UAB em Teresina para falar com o diretor geral, o professor Gildásio Guedes, que é a pessoa que tem as informações precisas. Fizemos a nossa obrigação e também assumimos o compromisso de ir até a cidade junto com o professor Gildásio, para ajudar na mobilização e na cobertura do evento. Conhecemos muita gente das rádios da região e isso conta para que Anísio de Abreu possa demonstrar que o município está unido por esta grande obra. Abraços e obrigado a todos que comentaram a notícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES