Obras do Luz para Todos em povoados de Anísio de Abreu são embargadas a pedido do IPHAN, afirma dono de empresa responsável por projetos no município

Obras do Luz para Todos em povoados de Anísio de Abreu são embargadas a pedido do IPHAN, afirma dono de empresa responsável por projetos no município

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem acompanha o Blog Anísio de Abreu lembra que no dia 7 de janeiro deste ano publicamos uma denúncia de moradores do povoado Salina, preocupados com a demora na instalação da energia elétrica da comunidade através do programa Luz para Todos, do Governo Federal.

Pois bem. Nessa segunda-feira, dia 8, o sócio proprietário da empresa PRETEL que faria a instalação da energia lá, Edinaldo Barbosa da Costa, ligou para o blogueiro para dar sua versão sobre a reclamação das famílias.

Ele afirmou que sua empresa, a PRETEL, ganhou a licitação em 2011 para fazer as obras em municípios da região, inclusive, em Anísio de Abreu, incluindo a Salina. Edinaldo Barbosa explicou que desde quando assinou os contratos com a Eletrobras começou a trabalhar na Salina, fazendo o projeto executivo e os levantamentos em campo relacionados à comunidade, com o objetivo de colocar os postes e as redes.

Mas, segundo ele, as obras foram integralmente embargadas a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) sob a alegação de que o município de Anísio de Abreu fica na área dos sítios arqueológicos do complexo da Serra da Capivara, exigindo da empresa a contratação de arqueólogo para acompanhar as obras; de fato fica, mas a Salina está numa localização muito distante dos sítios.

?Com o embargo, os projetos só podem ser retomados com o acompanhamento de um arqueólogo, mas a nossa planilha não há o custo do arqueólogo, já que foi elaborada antes do embargo. Já estou tentando liberar as obras junto ao IPHAN e a própria Eletrobras está buscando uma negociação para ver o que pode ser feito?, frisou Edinaldo.

(Uma das famílias da Salina que reclamam com a demora da chegada da energia elétrica)

O proprietário da PRETEL disse que sua empresa, além do povoado Salina, que tem 40 famílias, fez os projetos para levar energia elétrica a outros povoados de Anísio de Abreu, que são Lagoa dos Porcos, Lagoa do Bento e Sussuapara, que totalizam também 40 famílias. E há o Baixão dos Bois, que têm 8 residências. Mas todos estas localidade, que, por sinal, são muito carentes de serviços públicos, dependem dessas negociações com o IPHAN.

VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA QUE FOI PUBLICADA

Os moradores do povoado Salina, em Anísio de Abreu, estão preocupados com a demora na instalação da energia elétrica da comunidade através do programa Luz para Todos, do Governo Federal. No local moram hoje cerca de 40 famílias.

A empresa PRETEL, contratada pela Eletrobras no Piauí para fazer o serviço, fez uma visita aos moradores da Salina no dia 30 de junho de 2012, mas depois disso os técnicos não deram mais as caras, deixando as famílias ansiosas porque achavam que o beneficio da energia viria logo. Mas há informação de que há dois anos a empresa vem tocando o projeto, mas com a barriga e a troco de marcha lenta, para não meter no meio as tartarugas.

Por falta de energia na Comunidade Salina, existem famílias inteiras que até já compraram equipamentos domésticos e eletrônicos acreditando que a energia seria instalada logo em suas residências. Sonham em ver as novelas, acompanhar a vida dos artistas e as notícias.

A moradora Suleide da Costa Brandão, por exemplo, logo que os técnicos da PRETEL passaram em sua casa e colaram um adesivo na porta indicando a visita, trouxe de São Paulo TV, som, tanque de lavar roupa, ferro de passar e DVD. Mas até agora foi tudo ilusão. E para entristecer, os moradores têm celulares, mas não há energia para o recarrego das baterias. Quem quiser continuar ligando tem de ir recarregar seus aparelhos na energia do bairro Bela Vista.

Por causa da demora, os moradores fazem um apelo para que o novo prefeito de Anísio de Abreu, Isaac Ribeiro, tome medidas urgentes no sentido pedir que a empresa PRETEL apresse a instalação da energia na Salina. ?Queremos que o Dr. Isaac dê uma pressão na empresa, para que ela traga a energia para nossa localidade?, disse um morador.

Você podem comentar as notícias: ou faz o comentário direto pelo facebook ou nos enviando um e-mail para djalmabatistamn@gmail.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES