Serra das Confusões, em Caracol, tem pinturas rupestres exclusivas; e ganha projetos coordenados por ONG italiana

Serra das Confusões, em Caracol, tem pinturas rupestres exclusivas; e ganha projetos coordenados por ONG italiana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O blog Anísio de Abreu, além de ser um espaço de divulgação das notícias locais, tem o papel de estimular a circulação das informações nos diversos municípios da região, sempre mostrando as riquezas, potencialidades, perspectivas e alternativas de crescimento.

Assim, hoje o blog traz uma reportagem sobre a Serra das Confusões, mostrando como o parque está mudando e vai mudar muito mais a vida de muitas famílias de Caracol.

(O prefeito Nilson Fonseca Miranda mostra as pinturas rupestres exclusivas estampadas em um recipiente de isopor)

(O prefeito Nilson e a primeira-dama de Caracol mostram as vassouras feitas com garrafa pet através de projeto de reciclagem)

O território da Serras das Confusões, que ganhou dois projetos de grande importância para seu desenvolvimento econômico e social, coordenados pela ONG italiana Cospe (Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti), tem amplas potencialidades, sobre as quais vamos tratar aqui, mas uma, em especial, destaca-se pelo ineditismo.

A Serra das Confusões, de acordo com pesquisas feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui um acervo de pinturas rupestres exclusivas, que não existem iguais na região, como explicou o prefeito de Caracol, Nilson Fonseca de Miranda.

O IPHAN cadastrou mais de 150 sítios arqueológicos na área interna do Parque da Serra das Confusões, mas a prefeitura de Caracol escolheu os de maior destaque para divulgar, que são os seguintes: Toca do Pinga, Enoque, Moquém e Alto do Capim. Esses locais têm grande importância como atrativos turísticos, sobretudo, por causa da ocorrência de gravuras de animais, como tamanduá, macaco, lagartixa, preguiça gigante e tatu.

?As pinturas rupestres feitas nos paredões de pedras da Serra das Confusões são diferentes das que existem no Parque Nacional da Serra da Capivara. Por isso, afirmo que elas são exclusividade de nosso município?, disse o prefeito Nilson Fonseca Miranda. Para divulgar mais isso, a prefeitura está investindo na confecção de produtos que trazem estas pinturas como estampa. As peças estão sendo produzidas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mas a tendência é que haja uma ampliação da cadeia produtiva e aumento da variedade de produtos voltados para o comércio entre os turistas.

Além da beleza cênica da Serra das Confusões e do rico lençol freático, o município de Caracol já começa a ser beneficiado com as especialidades da culinária local. O doce de rapadura, considerado uma espécie de viagra natural, o requeijão e a borra do requeijão atraem os turistas pelo exotismo. Mas para os moradores estes são produtos que já fazem parte da cultura e da história do município, onde há um grande potencial nas áreas de plantio da cana de açúcar e criação de gado.

(Doce da rapadura foi degustado durante a Feira dos Municípios realizada este mês em Teresina)

OS PROJETOS PARA A SERRA DAS CONFUSÕES

A ONG italiana Cospe (Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti) vai coordenar no território da Serra das Confusões o ?Programa Brasil Próximo? que tem dois projetos: ?Apoio à promoção de processos de democracia participativa e às políticas sociais no território da Serra das Confusões?, financiado pela Região Marche (Itália) e desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC); e outro intitulado ?Valorização Turística da Região da Serra das Confusões ? PI?, que será realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e Governo do Piauí. O Programa atuará nos 12 municípios do entorno da Serra das Confusões que são Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Bom Jesus, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. A execução dos projetos vão de dezembro deste ano a outubro de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES