Barras é contemplada com 31 casas do Programa Nacional de Habitação

Barras é contemplada com 31 casas do Programa Nacional de Habitação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na última terça-feira (26) a solenidade para assinatura de contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Ao todo, 31 pessoas foram contempladas com moradias populares na zona rural de Barras. Os projetos foram aprovados pelo Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.

O evento contou com as presenças da deputada estadual Flora Isabel, da diretora da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilvana Gayoso, do Sr. José Wilson, Gerente da Caixa e do vereador Sales, que encampou a busca do benefício juntamente com o Secretário de Habitação, Diones Salles.

A diretora da Agência de Habitação do Governo do Piauí (ADH), Gilvana Gayoso, explicou os próximos passos, após a assinatura dos contratos. De acordo com ela, depois dos contratos, a ADH fará a ordem de serviço e o projeto será realizado em três etapas. Gilvana Gayoso afirma que até o final do ano todas as casas estarão concluídas.

“Bom, estamos assinando os contratos com essas famílias que foram beneficiadas, nos próximos dias estaremos novamente aqui para a ordem de serviço e assim iniciar a construção dessas novas unidades habitacionais. São casas com dois quartos, banheiro adaptado, varanda e com revestimento. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Barras com a Secretaria Municipal de Habitação. As casas serão feitas de 10 em 10 etapas e até o final do ano estarão  concluídas. Em 15 dias iniciaremos a primeira etapa”, avaliou.

O prefeito Carlos Monte ressalta a importância do projeto feito pela Secretaria de Habitação Municipal e a ADH. Para Carlos Monte, moradia digna era um de seus projetos de pré-campanha que agora está sendo cumprido.

“Uma coisa é você morar em uma casa que não é boa, dos outros, outra coisa é você ter sua casinha, por menor que seja, por mais humilde que seja, mas sendo sua você fica satisfeito. Quando assumimos a prefeitura, pedimos ao secretário de habitação que procurasse a ADH pra fazer um projeto que a gente pudesse trazer essa melhoria habitacional pra Barras. Enquanto isso, nós fomos trabalhar o lado político com o senador Ciro Nogueira e o governador Wellington Dias e, assim, viabilizar esses recursos dentro da ADH e que Barras pudesse ser contemplada com as moradias. Nós vamos continuar buscando mais moradias, pois temos um compromisso com a cidade de tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas e nada melhor que oferecer uma casa de qualidade”, disse.

No total, seriam 50 casas, mas apenas 31 pessoas conseguiram disponibilizar a documentação necessária. Toda a mão de obra envolvida na construção das casas será de Barras e, ainda, todos os materiais também serão comprados na cidade, assim aumentando as oportunidades de empregos e renda da comunidade.

Antonio de Paulo, de Currais Dois, foi um dos contemplados com uma casa. Ele parabenizou a iniciativa e afirmou que ganhar uma casa é como ganhar na loteria. “Muita gente ficou satisfeito por uma oportunidade dessas, que nunca foi vista na cidade. Minha casa é simples, apenas uma sala e um quarto, então pra mim é como ganhar na loteria e acredito que o sentimento é o mesmo pra os outros. Foi a única promessa que em menos de um ano foi válida”, comentou.

O valor da casa é R$ 34.200,00, sendo que 96% desse imóvel é subsidiado pelo Governo Federal e 4% pelo beneficiário.

Para a deputada Flora Izabel, o momento é de satisfação. A deputada garantiu que continuará trabalhando para trazer mais melhorias para o estado. “Estou muito feliz de estar aqui em Barras, tenho um trabalho em toda a região de Barras. Esta aqui hoje, vendo inúmeras famílias com seus filhos que vieram assinar esse contrato e, dentro de pouco tempo terão sua moradia, é um momento de satisfação muito grande. Aqui hoje entregamos 31 casas, mas continuaremos lutando pra trazer mais moradias para o Piauí”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES