Barras participará do 4º Festival do Peixe em Esperantina

Barras participará do 4º Festival do Peixe em Esperantina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Carlos Monte e os secretários municipais de Agricultura e Produção, Manoel Almeida, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assis Carvalho, de Saúde, José Roberto Lages, e os piscicultores de Barras reuniram-se com representantes da Prefeitura Municipal de Esperantina para discutirem sobre a participação de Barras no quarto Festival do Peixe.

A reunião aconteceu no auditório Professora Deuselina Alencar. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de julho, na cidade de Esperantina.

Para este ano, a Prefeitura de Esperantina busca parcerias com todas as prefeituras que fazem parte da região dos cocais no sentido da regionalizar o evento.

O Secretário do Meio Ambiente e Turismo de Esperantina, Marcílio Farias, explicou o foco central da reunião e afirmou que o evento é um aquecimento da economia local e que a região dos cocais tem um grande potencial na piscicultura.

“O foco principal é fazer uma mobilização no território. O Festival do Peixe não é apenas uma festa de Esperantina, é uma festa que envolve todo o território dos cocais e, nesse sentido, nós estamos fazendo formalmente o convite à gestão de Barras. Não é apenas a festa, queremos que a população compreenda que a piscicultura é o forte do desenvolvimento do nosso território e aquece a economia da região. O objetivo é levar para os municípios do território dos cocais, que essa região para o PI e Brasil desponta com esse grande potencial da piscicultura e Barras, como município de referencia não poderia ficar de fora”, explicou.

Para o prefeito Carlos Monte o encontro e a participação no Festival do Peixe são muito importantes para a economia de Barras e também da região dos cocais. De acordo com o prefeito o evento fortelecerá a economia de toda a região.

“Nós jamais poderemos deixar de participar dessa feira da piscicultura, porque ela não é só de Esperantina ela é do território do cocais, no qual nós somos incluídos e o nosso objetivo é que aumente essa discussão, que envolva o governo do estado, pois o nosso maior objetivo é colocar na região uma indústria do beneficiamento do pescado, que possa beneficiar a carne, o couro para que gere a expectativa da pessoa ter o seu pescado e saber onde botar. Pois atualmente o nosso maior problema é que eles produzem, mas a comercialização é apenas interna e a expectativa é que a gente possa desenvolver a nível regional todo um processo que possamos exportar o nosso pescado. Alem de fortalecer a economia da região. o Prefeito de Barras Carlos Monte falaram sobre o encontro” disse.

O Festival do Peixe contará com cursos como beneficiamento e manejo do peixe no mercado, além da distribuição de 7 mil quilos de peixe, adquiridos pelos piscicultores do município, através do programa de aquisição de alimentos. A cantora Damares e o cantor Luan Santana já estão com presenças confirmadas no Festival do Peixe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES