Entenda o que é nucleação de escolas multisseriadas e como este processo contribuiu para a melhoria do ensino público no município de Barras

Entenda o que é nucleação de escolas multisseriadas e como este processo contribuiu para a melhoria do ensino público no município de Barras

Escola Municipal Chiquinha Gomes é uma das Unidades Escolares reformadas durante a gestão Carlos Monte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investir na Educação sempre foi uma das prioridades da atual gestão municipal de Barras. Desde o seu início, em 2017, a administração Carlos Monte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando ações que contribuem significativamente com a melhoria do ensino na cidade, cujos resultados podem ser comprovados pela melhoria dos índices nacionais de avaliação da educação pública, como o Ideb.

Um dos projetos de municipalização e universalização do ensino básico realizado em Barras foi a nucleação de escolas multisseriadas nas localidades Formoso, Lameirão, Tipis, Canto Escuro,  Barreiro do Otávio,  Limoeiro, Brejo, Centro Taquari, Lagoa Preta, Alto da Graça e Simão Rego. A nucleação de escolas multisseriadas segue as diretrizes da Lei Federal Nº 9.394/1996 (LDB) e tem como objetivo concentrar o maior número de alunos para viabilizar a separação em classes de acordo com a idade e a racionalização de recursos, o que permite a melhoria da qualidade do ensino. Contribui, também, para a prática docente, pois o professor não precisa lecionar para vários alunos, de idades e séries diferentes, ao mesmo tempo.

Apesar de algumas escolas estarem mais distantes da comunidade de origem dos alunos, o acesso à unidade escolar continua garantido com a recuperação da malha de transporte, que estava em mal estado de conservação, e a aquisição de micro-ônibus que fazem o deslocamentos de estudantes até as novas escolas. 

Os investimentos na educação de Barras já estão trazendo os seus primeiros resultados como a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O município de Barras superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021 nas séries iniciais de 5.0, ficando com a nota 5,4. Nas séries finais, o município avançou 0,7 ponto em relação ao Ideb de 2017, alcançando a inédita nota de 4,9.

Outras ações

A atual gestão municipal de Barras investiu, também, em programas educacionais como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), para alunos das séries iniciais, e o Projeto “Barras de olho nas provas externas”, que consiste em aulas no contraturno e aos finais de semana, para alunos das séries finais. Além do projeto de preparação para as Olímpiadas Brasileiras  de Matemática e Língua Portuguesa. Os alunos da rede municipal de ensino de Barras são assistidos, também, pelos programas Mais Educação; Mais Alfabetização; Tempo de Aprender e Programa Brasil Carinhoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES