Justiça impugna pesquisa fraudulenta contratada por apoiador de Edílson Capote

Justiça impugna pesquisa fraudulenta contratada por apoiador de Edílson Capote

Edílson Capote | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em decisão publicada nesta quinta-feira (12), o juiz Nauro Thomaz de Carvalho, da  6ª Zona Eleitoral, deferiu pedido de liminar impetrada pela Coligação “Juntos Faremos Muito Mais” contra a empresa Opinar Pesquisas LTDA. e Antônio Carlos de Sousa Melo, apoiador da Coligação “A Vitória Que Vem Do Povo”, encabeçada pelo ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Barras, Edílson Capote (PSD).

No pedido de liminar, a coligação impetrante aponta as seguintes irregularidades: indicação de localidade inexistente como pesquisada; graves distorções na divisão do quantitativo de pessoas pesquisadas por região e realização de pesquisa em mesmo local (bairro) como se fossem distintos.

“Além da disparidade entre a informação do cargo no registro da pesquisa no “PesqEle” e o formulário anexo, há também uma má distribuição territorial na pesquisa, o que significaria uma manipulação para levar o eleitorado a erro e, eventualmente, beneficiar determinada candidatura em detrimento de outra”, afirma o magistrado em sua decisão.

No documento, o juiz detalha ainda: “A pesquisa impugnada indica que foram entrevistadas 05 (cinco) pessoas na Vila Mão Santa e 04 (quatro) pessoas na Vila da Luz. Entretanto, a Vila Mão Santa e a Vila da Luz seriam a mesma localidade, não havendo motivos para tal distinção. Aliás, apenas se fosse para beneficiar candidato que, hipoteticamente, teria mais votos em tal localidade”.

O juiz Nauro Thomaz finaliza sua decisão determinando a suspensão da publicação da pesquisa em todos os meios de comunicação (rádio, televisão, jornal, internet, redes sociais, aplicativos de mensagens) sob pena de multa de R$ 10.000,00 por dia de descumprimento.

Observa-se que a pesquisa impugnada já está sendo divulgada no município, o que configura ilicitude, uma vez que vai de encontro à determinação do juiz eleitoral, como exemplo a matéria jornalística, divulgada pelo Portal Longah, intitulada “Capote ou Carlos Monte: veja quem vai ganhar a eleição em Barras segundo pesquisa Opinar”, nesta sexta-feira (13).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES