Por indicação de Manin Rego, Nize é a vice de Edílson Capote

Por indicação de Manin Rego, Nize é a vice de Edílson Capote

Manin, Capote, Nize | ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A coligação “BARRAS NO CAMINHO CERTO”, encabeçada pelo candidato a prefeito Edílson Capote (PSD), agora conta com nova candidata a vice-prefeita. A escolhida é NIZE RÊGO, esposa do ex-prefeito Dr.Manin Rêgo, sendo ambos do mesmo partido (PSB). Conhecida como “mãe dos pobres”, a ex-deputada e ex-secretária de assistência social assume o lugar antes ocupado pelo seu esposo, o qual a indicou e promete a acompanhar em toda a campanha.

A chapa optou por tal substituição em razão do não julgamento no TRE-PI do recurso interposto por Manin Rêgo na data de hoje (12/09/2016),visto que tal dia é o ultimo para a substituição de candidatos. Se optassem por não colocar a ex-deputada Nize, a chapa correria o risco de não poder concorrer às eleições, caso tal recurso fosse julgado improcedente, ou seja; contrário ao Dr. Manin, toda a coligação seria prejudicada.

Em contato com a assessoria jurídica da coligação, fomos informados que estes estavam bastantes confiantes no julgamento do recurso de forma favorável a eles, porém optaram por se precaverem, tendo em vista que o motivo de indeferimento do registro de candidatura de Dr. Manin Rêgo é algo ainda controverso na jurisprudência pátria. Nem o TSE, muito menos o TRE-PI se manifestaram de forma definitiva sobre o fato da retroatividade ou não da lei da ficha limpa. Tal matéria encontra-se pendente de julgamento no STF, já tendo dois votos favoráveis para a não retroatividade da lei da ficha limpa, o que beneficiaria Dr. Manin Rêgo, pois este já cumpriu, em 2011, a pena de 3 anos a ele imposta.

Em recente manifestação sobre o tema, o Ministro Roberto Barroso, do STF, se manifestou pela não possibilidade de retroatividade. Veja um trecho da decisão exarada pelo Ilustre Ministro em 27 de abril de 2015:

Ementa: ELEITORAL. INELEGIBILIDADE POR ABUSO DE PODER. APLICAÇÃO RETROATIVA DO PRAZO AMPLIADO.

1. O Supremo Tribunal Federal assentou a constitucionalidade das hipóteses de inelegibilidade previstas na LC nº 135/2010, no julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade 29 e 30 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.578, inclusive ao que se refere à sua aplicação retroativa. Verifica-se, entretanto, uma dúvida objetiva quanto à aplicação deste entendimento ao art. 22, XIV, da Lei Complementar nº 64/1990.

2. No caso aqui versado, cuida-se da aplicação do novo prazo de inelegibilidade, que passou a ser de 8 (oito) anos, a agente público que havia sido condenado por abuso de poder, com decisão transitada em julgado, à inelegibilidade pelo prazo de 3 (três) anos. A plausibilidade jurídica da tese é confirmada por inúmeros precedentes do Tribunal Superior Eleitoral que apontavam não ser devida a retroatividade na espécie.

3. A Presidência da Corte pautou em março do presente ano dois recursos que tratam especificamente do tema de fundo versado nestes autos. A possibilidade iminente de revisão da tese e a posição conhecida de alguns Ministros a respeito da matéria devem pender em favor do candidato, sobretudo considerada a irreversibilidade do dano em questão.

4. Presentes os pressupostos necessários, defiro a cautelar pleiteada.”

Ainda assim, foi de comum acordo a substituição de Dr. Manin por Nize. Desse modo, a coligação, DE FORMA UNÂNIME, concordou com a indicação de Dr. Manin Rêgo para que Nize o substituísse, em razão desta ser amplamente conhecida e aceita pela população de Barras, com grandes serviços prestados no âmbito das politicas sociais e já haver ocupado uma cadeira na Assembléia Legistiva do Piauí.

Dr. Manin Rego e sua esposa Nize declararam que sempre lutaram e vão continuar na luta unidos, pois acreditam que o povo irá dar a resposta nas urnas no dia da eleição. Ressaltaram, ainda, que tal fato só lhes da mais força para buscar o bem de nosso município.

A coligação informa que segue sua agenda normalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES