Barro Duro se destaca pelo funcionamento da Farmácia Básica Municipal

A Farmácia Básica visa completar o leque de ações que promove a melhoria da qualidade de vida da população

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Farmácia Básica visa completar o leque de ações que promove a melhoria da qualidade de vida da população, racionalizando a distribuição de medicamentos essenciais e permitindo o tratamento eficaz e a menor custo das doenças mais comuns que afetam a comunidade.

Em Barro Duro, município do Médio Parnaíba, localizado a 94 km de Teresina, comemoram-se os resultados positivos. Hoje, cerca de 80% da população da cidade, recorre ao serviço da farmácia, o que é uma forma de amenizar os problemas na saúde pública, pois as famílias, principalmente as de baixa renda, possuem acesso aos medicamentos que garantem a recuperação de um paciente. Além disso, observa-se um significativo crescimento da conscientização da população, quanto ao uso correto das medicações, pois as pessoas também estão indo em busca de orientação farmacêutica.

                                               

O espaço fornece aos pacientes, em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde remédios para casos agudos diagnosticados e prescritos por um profissional, como por exemplo, para uma gripe forte ou infecção de garganta (antibióticos, antiflamatórios, xaropes, analgésicos e antitérmicos), itens voltados para a saúde da mulher (preservativos, pílulas do dia seguinte, anticoncepcionais injetáveis e orais), tratamento para fumantes que desejam largar o vício do tabaco, até medicamentos de uso contínuo, como os utilizados em pacientes que sofrem de pressão alta e diabetes.

                                                 

“Investimos muito na nossa farmácia. Eu, como gestor e profissional da saúde sei da necessidade desse apoio aos barrodurenses. Prezamos pelo espaço sempre abastecido, e pelo melhor atendimento a todos, sem nenhuma distinção”, destaca o Prefeito Deusdete Lopes.

A distribuição é controlada pelo Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), que objetiva qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribui para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população.

                                               

“Com esse sistema, hoje é possível realizar o controle, para que não faltem remédios e insumos na farmácia. Além de trabalharmos com a atualização do Hórus, mantemos o contato direto com os nossos fornecedores, orientamos quem nos procura e não medimos esforços para que o funcionamento da nossa farmácia seja o melhor possível”, frisa Danielle Mendes, farmacêutica responsável.

A farmácia básica do município funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, na Unidade Básica de Saúde de Barro Duro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES