Teve início nessa segunda-feira (18) o Mutirão de Limpeza que a Prefeitura de Batalha está realizando no município em combate ao mosquito Aedes aegypti. Equipes atuam na coleta de lixo, incluindo ferro velho, além de outros materiais que podem acumular água e distribuição de sacolas plásticas. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Saúde, mas envolve servidores de várias pastas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tânia Penafiel, essa é uma das ações do município para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, dentro do plano nacional pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios.

Tânia Penafiel informa que o recolhimento do lixo começou a ser feito nas ruas do centro da cidade e também nos bairros São Francisco, Lageiro, Cohebe l e ll, e chegará a 20 bairros da cidade, incluindo Santa Fé I e II, Ponto Belo, Santa Cruz, Morro do Motel, Lageiro, Esperança I e II, Matadouro e Formigueiro.

“A partir desta terça-feira (19), o mutirão vai também para a zona rural do município e a previsão é que o trabalho siga até fevereiro”, informa a secretária.

A prefeita de Batalha, Teresinha Lages, determinou que todas as secretarias sejam mobilizadas no combate ao Aedes aegypti para diminuir as chances de surgimento de novos casos de dengue e de outras doenças transmitidas pelo inseto.

“O primeiro passo é mobilizar a todos nessa tarefa, trabalhando também a conscientização das pessoas para que nos ajudem a manter os quintais limpos, sem água acumulada, sem dar trégua ao mosquito”, finaliza a prefeita.

Assessoria de Comunicação (PMB)

Fotos: Lauro Vieira