Aterro sanitário de Bom Jesus terá mais de 20 anos de vida útil

Aterro sanitário de Bom Jesus terá mais de 20 anos de vida útil

Visita tec ao novo aterro Sanitário | Dário Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aterro sanitário que será construído pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus terá mais de 20 anos de vida útil. A informação foi repassada pelo consultor Joaquim Neves, de São Paulo, que visitou, nesta segunda-feira (5), ao lado do prefeito Marcos Elvas, o local onde será implantado o novo aterro e a área onde hoje funciona o aterro controlado da cidade. Atualmente, Bom Jesus produz 20 toneladas de resíduos sólidos por dia, em média.

“Percorremos todo o perímetro do terreno. É um local ideal para a construção de uma Central de Resíduos Sólidos, que terá mais de 20 anos de vida útil, com manta de polietileno, captação e drenagem de águas de chuva, coleta específica para chorume, possibilitando o correto tratamento destes resíduos, evitando contaminação, proliferação de insetos", explicou o consultor Joaquim Neves, referência na área.

De acordo com o especialista, o projeto deverá prever também a correta destinação de resíduos específicos, como os da construção civil, e mesmo uma pequena central de reciclagem futuramente.

"O que estamos vendo em Bom Jesus é uma iniciativa inovadora. Poucos municipios no Brasil possuem essa estrutura pública. Há iniciativas semelhantes, mas da iniciativa privada. Bom Jesus será um modelo para o Brasil", declarou Joaquim Neves.

Com o estudo da área concluído, o consultor explica que as próximas etapas são a conclusão do projeto e o licenciamento ambiental. "A transferência do aterro controlado atual para as células do aterro sanitário, desta Central de Resíduos Sólidos, é um processo rápido. Trabalharemos para concluí-la ainda este ano", disse.

Inicialmente, será utilizada uma área de dois hectares para a transferência do atual aterro controlado para o local. Já área total do terreno é de 20 hectares.

“Já estávamos em uma situação melhor que a maioria dos municípios do Piauí em relação à destinação de resíduos sólidos com a criação do nosso aterro controlado, mas agora daremos um passo definitivo no sentido de assegurarmos à população e ao meio ambiente as mais corretas práticas nesta área”, comentou o prefeito Marcos Elvas.

Aterro controlado

Desde 2014, Bom Jesus conta com um aterro controlado. Isso significa que, ao contrário do que acontecia quando o município tinha um lixão, os resíduos sólidos da cidade recebem tratamento adequado após a coleta pela Prefeitura Municipal. O reflexo dessa medida pode ser visto na redução do número de urubus e moscas na região. Outros benefícios são redução da poluição com queima de lixo, e descarte adequado de lixo hospitalar e restos de açougue. Com a coleta de lixo domiciliar regularizada, o aterro controlado também passou a receber resíduos oriundos de particulares, como sobras de materiais utilizados na construção civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES