Semana do Bebê com atividades voltadas à saúde de crianças e mamães

Semana do Bebê com atividades voltadas à saúde de crianças e mamães

Shantala | Sec Municipal de Saúde - Bom Jesus PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante toda esta semana, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus realizou a III Semana do Bebê, que promove atividades voltadas à saúde de crianças e mamães, como mamaço, shantala e pilates para gestantes. As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (25), com solenidade no CRAS.

A Semana do Bebê é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. As atividades realizadas tem foco nos alunos de educação infantil da rede municipal, seguindo orientações do Comitê Pró-Selo, dedicado à execução de ações relacionadas ao Selo Unicef. 

Dentre as atividades realizadas, está a aula de shantala promovida na Unidade Básica de Saúde Hélio Figueiredo, com mamães e bebês recém nascidos até 6 meses. Shantala é uma técnica de massagem sensorial milenar, que surgiu na Índia, cujos movimentos acalmam, aliviam cólicas, garantem um bom sono e aproximam mãe e filho, contribui com o aumento da oxigenação dos tecidos, favorecendo a respiração, e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular e a resistência imunológica, reduz estresse, auxilia no desenvolvimento motor, dentre outros benefícios.

Também foi promovido um mamaço com o objetivo de reforçar e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a nutrição  do bebê desde os primeiros dias de vida. As mamães participantes tiveram acompanhamento com nutricionista para esclarecimentos de dúvidas acerca de amamentação e alimentação de seus filhos.

Durante toda a Semana do Bebê foram realizados atendimentos aos alunos das creches da rede municipal de ensino com nutricionista, assistente social, psicólogo e dentista, além de emissão de documentos pessoais. 

Regulamentada por lei, a Semana do Bebê é uma ação institucional da PMBJ que tem como objetivo levar às famílias informações sobre saúde, educação e cidadania, além de aproximar os pais do ambiente escolar e do dia a dia de seus filhos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES