13 de março - 190 anos da Batalha do Jenipapo

13 de março - 190 anos da Batalha do Jenipapo

Batalha do Jenipapo | Imagem Ilustrativa - Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da Independência do Brasil.

Infelizmente a data é esquecida, não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Mas, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que usa a faixa governamental.

Batalha do Jenipapo ? Resumo:

A Batalha do Jenipapo foi uma parte da Guerra da Independência do Brasil e aconteceu próximo ao Rio Jenipapo, na cidade de Campo Maior. A luta foi travada entre o Império do Brasil e o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, sendo os principais líderes Leonardo Castelo Branco pelo Brasil e João José da Cunha Fidié pelo Reino Unido de Portugal. As forças combatentes do Império do Brasil eram formadas por 2.000 soldados e 2 canhões e as do Reino Unido de Portugal tinham 1.600 soldados e 11 canhões. A Batalha deixou muitas vítimas, sendo 200 mortos ou feridos e 542 prisioneiros do Império do Brasil e 116 mortos e 60 feridos do Reino Unido de Portugal.

Sobre a data e o acontecimento a Professora de História Dannielle Mendes afirmou:

? Nossos heróis piauienses que a 13 de março de 1823 ( BATALHA DO JENIPAPO ) entraram para a história nacional por darem seu sangue e com garra se ?desprenderam? das amarras portuguesas. Assim consolidaram a independência do Brasil. Essa data é um momento para que o Brasil reconheça a importância do Piauí na história nacional e para nós piauienses nos sentirmos orgulhosos de tal acontecimento. Eram pessoas tão do povo que ninguém nunca teve o cuidado de saber o nome de cada um deles, se se chamavam João, Pedro, Antonio ou Maria. Mas todos esses heróis anônimos precisam ser reconhecidos, da mesma forma que o Brasil necessita reconstruir sua verdadeira história?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES