Brasileira está na lista de ampliação do Programa MAIS MÉDICOS do Governo Federal

Brasileira está na lista de ampliação do Programa MAIS MÉDICOS do Governo Federal

Mais Médicos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

O Governo Federal divulgou uma nova lista de cidades que receberão médicos do programa 'Mais Médicos' em 2015. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que vai ampliar o programa em até 1.500 municípios. A oferta de novas vagas compreende as cidades que já participam de programa e 424 novos municípios que ainda não estavam no programa.

 

Outra mudança anunciada é a incorporação do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) no Mais Médicos. A partir de agora os candidatos brasileiros às vagas do Mais Médicos poderão escolher entre os benefícios do programa (moradia e bolsa de R$ 10 mil) ou um bônus de 10% de pontuação adicional na prova para residência, que é previsto no Provab. A intenção do ministério é diversificar o quadro de profissionais no Mais Médicos porque, em geral, o Provab atrai recém-formados.

 

O edital com as novas vagas será publicado nesta sexta-feira (16) e as inscrições ficam abertas até 29 de janeiro. A expectativa do governo é iniciar as atividades dos médicos selecionados pelo programa a partir de março. O governo fará até três chamadas dos profissionais e o processo todo deve ser concluído até junho.

 

Cada profissional poderá optar por até quatro municípios. Veja aqui a lista dos 1.500 municípios que poderão ter o número de médicos ampliados. Os que não ficarem em nenhum dos municípios escolhidos terão outras duas chances de escolher vagas remanescentes.

Os números finais de quantos médicos selecionados e municípios beneficiados pelo programa só serão conhecidos em fevereiro após a confirmação das prefeituras que confirmarem a ampliação do Mais Médicos.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o país possui atualmente 1,8 médicos por mil habitantes. O índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). A distribuição de médicos no Brasil também é bastante desigual. Em 22 Estados, o número de médicos fica abaixo da média nacional. Ainda segundo o ministério, atualmente 50 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Mais Médicos. A meta do governo é ter 2,7 médicos por mil habitantes até o ano de 2026.

LISTA DAS CIDADES EM TODO O BRASIL

 

LISTA DAS CIDADES NO PIAU

 

Água Branca

 

Alto Longá

Barras

Brasileira

Cabeceiras do Piauí

Caxingó

Cocal

Currais

Demerval Lobão

Esperantina

Francisco Santos

Guadalupe

Inhuma

Itainópolis

Joaquim Pires

Luís Correia

Manoel Emídio

Marcolândia

Murici dos Portelas

Oeiras

Padre Marcos

Parnaíba

Pedro II

Piracuruca

Piripiri

Prata do Piauí

São Francisco do Piauí

São Pedro do Piauí

União

Valença do Piauí

Vera Mendes

 

 

Fonte: Com informações do Uol



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES