Secretaria de Saúde realiza Campanha contra a Dengue

Secretaria de Saúde realiza Campanha contra a Dengue

Campanha contra a Dengue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente pela comunidade, onde o período de maior transmissão coincide com o verão. Isto devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação de seu vetor,  Aedes aegypti.

A infecção pode causar vários sintomas, com quadros leves até os mais graves, como hemorragia que pode evoluir para óbito. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dor nas articulações, dor nos músculos, dor nos olhos, pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Falta de apetite, náuseas e vômitos são comuns. Na fase inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma consulta com um profissional de saúde é de extrema importância.

No período de diminuição da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para as formas graves da doença que inclui dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes, sangramento de mucosas (gengiva, nariz), irritabilidade, hipotensão postural, dentre outros.

Se você ou alguém próximo apresentou alguns dos sintomas citados anteriormente, procure o serviço de saúde para que seja notificado e realizado o exame sorológico para a confirmação do caso. Evite a automedicação, mantenha o ambiente domiciliar sempre limpo, não deixe água acumulada em garrafas, pneus, vasos de plantas, deve-se trocar diariamente a água dos bebedouros dos animais domésticos, dentre outras medidas. Em Brasileira já existe casos confirmados da doença.

Combater a dengue é fácil, basta querer. A ação deve ser de todos!

Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Brasileira – PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES