Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Rede Globo mostrou o Cajueiro-Rei, orgulho do povo de Cajueiro da Praia”, comemora prefeita Vânia Ribeiro

Rede Globo mostrou o Cajueiro-Rei, orgulho do povo de Cajueiro da Praia”, comemora prefeita Vânia Ribeiro
Edyvaldo Santos | Edyvaldo Santos
Compartilhe

Foi na gestão da Prefeita Vânia Ribeiro que o Cajueiro-Rei, árvore símbolo do município de Cajueiro da Praia, alcançou notoriedade e destaque em matérias na imprensa nacional. A Folha de São Paulo publicou a ‘briga’ entre as duas cidades nordestinas, Cajueiro da Praia (Piauí) e Parnamirim (Rio Grande do Norte), sobre quem ostenta o título de possuir o maior cajueiro do mundo.

Por ser patrimônio natural e turístico de Cajueiro da Praia, protegido por Lei Municipal, a Prefeita Vânia Ribeiro buscou, junto a órgãos estaduais e federais e instituições de ensino, a realização de pesquisa que comprove que o Cajueiro-Rei é o maior do que o Cajueiro de Pirangi, existente no Rio Grande do Norte. Segundo dados preliminares, a extensão do cajueiro piauiense é de 8,8 mil metros quadrados, enquanto o do RN possui 8,5 mil metros quadrados.

O conhecido Cajueiro-Rei foi tema de reportagem da Rede Globo, exibida para todo o Brasil. A matéria aqueceu a polêmica de que o Cajueiro-Rei tem tudo para ser o maior do mundo, deixando em 2º lugar o cajueiro localizado no Estado do Rio Grande do Norte.

Para Vânia Ribeiro, o Cajueiro-Rei é mais que um ponto turístico, pois ele é o símbolo do município e de seu povo. “Nossa gente tem orgulho dessa terra, de viver aqui e da sua história. O nome do tradicional Festival de Quadrilhas deste ano é “Cajueiro, Meu Rei”, que demonstra todo o amor do nosso povo com o cajueiro de mais de 200 anos”, comenta.

Valorizar as belezas naturais, turismo participativo e gerador de renda para a população, e mostrar Cajueiro da Praia para o Brasil e o mundo, sempre foram metas da Prefeita Vânia Ribeiro, desde o início de sua administração à frente do município ecológico.

A Prefeita Vânia Ribeiro esteve nessa segunda-feira, 6 de junho, na Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, para assinar convênio com a finalidade de estudar e provar cientificamente que o cajueiro de Cajueiro da Praia é o maior do mundo.

Na manhã desta terça-feira, 7 de julho, uma comitiva do Núcleo de Estudo, Pesquisas e de Extensão em Agroecologia (Cajuí) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), formada por engenheiros agrônomos e a diretora do Campus Parnaíba, Rosineide Candeia, visitou o município para conhecer de perto o Cajueiro-Rei. Os profissionais da instituição de ensino superior retornarão em breve para realizar a medição da área do cajueiro, coletar amostras e adotar os procedimentos científicos que comprovem a exata extensão do Cajueiro-Rei.

“Os especialistas da Uespi farão o estudo minucioso do nosso Cajueiro-Rei, que se sobressai dos demais por conta de sua exuberância e beleza. O potencial ecoturístico dele é muito grande. Temos associações de condutores de turismo, formadas por jovens, que serão beneficiadas. Para preservamos ainda mais essa grande riqueza natural de Cajueiro da Praia e do Piauí, promoveremos uma série de campanhas de preservação do Cajueiro-Rei nas escolas municipais, envolvendo estudantes, pais e a comunidade em geral”, comentou a Prefeita Vânia Ribeiro.

Historiador e técnico em Arqueologia, Danilton Nóbrega defende o tombamento junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como forma, também, de assegurar a conservação do local, e diz que o cajueiro do Piauí ainda está em pleno crescimento, uma vantagem em relação ao rival potiguar. "O sentimento de pertencimento e de identidade cultural na população aumentou depois da maior visibilidade do Cajueiro-Rei", assegurou.

Em recente visita a Cajueiro da Praia, o Secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, ficou impressionado com a imponência do Cajueiro-Rei. A Prefeita Vânia Ribeiro disse ao gestor estadual que é preciso somar esforços para estruturar o ponto turístico com uma infraestrutura adequada para receber os visitantes.


Image title


Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar