Dia Internacional da água

Dia Internacional da água

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje data comemorativa ao "Dia internacional da água" mas na realidade não há nada que se comemorar, nem motivos para festas, e sim, para reflexão. Apesar de todos o debates, campanhas de conscientização, o Brasil e o resto do mundo continuam sem políticas globais para aprendermos a racionalizar o uso da água.

A palavra que mais ouvimos e evidenciada nas escolas e internet, é o consumo sustentável, que quer dizer: é preciso sabermos usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Mas será que de fato isso acontece? O desperdício que não percebemos, ou fingimos que não percebemos deve-se ao fato de termos aprendido na escola e acharmos que o Brasil tem cerca de 12% de água doce e disponivel no mundo. Mas os estudos mostram que, no mundo, só temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões da população mundial.

Hoje, mais de um bilhão de pessoas, não tem acesso a água potável; 40% dos habitantes do planeta (2400 milhões) não tem acesso a serviços de saneamento básico e cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e uma higiene deficiente.

Precisamos refletir o que a ONU diz: "até 2025, duas ou três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES