Engenheiros estudam viabilidade de mudanças no sistema de abastecimento de água de campo maior

Sistema de abastecimento de Campo maior

FT de olho | De olho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Engenheiros estudam viabilidade de mudanças no sistema de abastecimento de Campo Maior

 

Na manhã desta terça-feira (9), o prefeito Joãozinho Félix esteve com um grupo de engenheiros na barragem do Rio Surubim, em Campo Maior, para fazer um levantamento das condições hídricas do local. O objetivo é fazer um estudo para saber da viabilidade de construção de uma adutora para melhorar o sistema de abastecimento de água do município.

Estiveram presentes na visita o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior), Wellington Sena, e o secretário de Obras, Pedro Ibiapina.

“Hoje esse sistema é feito através de poços, mas nós precisamos rever esse formato porque a cada dia que passa aumenta a demanda pelo serviço com o crescimento da cidade e da população. Nós queremos aproveitar os recursos hídricos de que o município dispõe para melhorar e ampliar o abastecimento de água em Campo Maior”, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

O gestor informou que dentro de 45 dias o projeto estará pronto: “Nós procuramos o senador Ciro Nogueira e ele garantiu que vai nos ajudar buscando os recursos necessários para a execução desta grande obra em Campo Maior. No máximo em 45 dias o projeto estará pronto, mas antes nós precisamos concluir o levantamento que está sendo feito pelos técnicos”, explicou.

 

O projeto visa a construção de uma adutora, estrutura que faz parte da rede de abastecimento, para transportar a água de uma barragem que será armazenada e direcionada para uma ETA (Estação de Tratamento), e, em seguida, distribuída para as residências do município. O objetivo é aproveitar melhor os recursos hídricos da região cortada por três rios, sendo um deles perene, e que tem um índice pluviométrico anual com média de 1500 mm.

“Nós queremos oferecer à população um serviço onde possa haver uma integração de ambos os sistemas: o atual, feito através dos poços, e do novo, com a construção de uma adutora. Somente assim, teremos condições de evitar um colapso no sistema de abastecimento e garantir água de qualidade nas torneiras dos campomaiorenses”, concluiu.

Outro ponto do projeto diz respeito à construção de barragem para armazenamento de água na região da Catanada, zona rural de Campo Maior. Com isso, haverá um suporte maior para o sistema de abastecimento garantindo a oferta do serviço na região do Alto do Meio e entorno, que é uma das mais populosas do município



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES