POLICIA FEDERAL FECHA EMISSORAS DE RADIOS

POLICIA FEDERAL FECHA EMISSORAS DE RADIOS

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es no Piau? ? Anatel, realiza um trabalho rotineiro de fiscaliza??o e pode notificar, multar ou lacrar as r?dios comunit?rias. E hoje a Pol?cia Federal fechou todas as r?dios comunit?rias da cidade, ficando no ar apenas a R?dio Liberdade que possui autoriza??o do Minist?rio das Comunica?es para funcionar.

Segundo o gerente da Anatel no Piau?, Carlos Bezerra Braga, quando come?aram as fiscaliza?es, as r?dios que n?o foram fechadas receberam notifica?es que as impediam de funcionar.

Os fechamentos geraram protestos, brigas e muitos propriet?rios at? hoje, encontram-se envolvidos em multas alt?ssimas, ?a grande maioria delas foi lacrada?.

as r?dios precisam de autoriza??o pr?via do Minist?rio das Comunica?es que dita as regras de funcionamento. Uma das normas ? que ela precisa estar ligada a uma funda??o ou associa??o devidamente constitu?da e sem fins lucrativos. ?Ela n?o pode estar ligada a nenhuma entidade de classe como igreja, sindicato, clube. Da? ent?o, deve ser enviada a documenta??o juntamente com formul?rio e pedido de funcionamento para o minist?rio?, explica Carlos Bezerra.

As r?dios devem obedecer a uma freq??ncia, ser do canal 200 que corresponde a 87.9 MHZ. Quando n?o est?o autorizadas cabe a Anatel identificar e encaminhar ao Minist?rio P?blico Federal as provid?ncias cab?veis.

O MPF decide se denuncia ou n?o a pr?tica de crime de telecomunica?es e providencia inqu?rito na esfera da Pol?cia Federal por se tratar de crime federal.

Ap?s a den?ncia do MPF, a r?dio responde por dois processos: um administrativo e outro penal. A multa pode chegar a R$ 1.800,00 e pena de deten??o do respons?vel de dois a tr?s anos. O Servi?o de Radiodifus?o Comunit?ria foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano.

Trata-se de radiodifus?o sonora, em freq??ncia modulada (FM), de baixa pot?ncia (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora.

As esta?es de r?dio comunit?rias devem ter uma programa??o pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas ? express?o de todos os habitantes da regi?o atendida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES