“Saúde no Campo” começa atendendo mais de 150 pessoas - Imagem 1

Levar para a zona Rural os serviços médicos que geralmente só estão disponíveis na cidade é uma o principal objetivo do Programa Saúde no Campo, uma ação  da Profeitura de Campo Maior, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que começou a ser implantado no município, tendo a sua edição na comunidade São Joaquim.

A iniciativa disponibilizou uma equipe de 30 profissionais para atender quase 150 pessoas da comunidade São Joaquim com especialidades como fonoaudiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e imunização.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, o programa Saúde no Campo levou aos moradores da comunidade São Joaquim consulta médica e de enfermagem, coleta de material para exames, coleta de Papanicolau, vacinação, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar.

“Saúde no Campo” começa atendendo mais de 150 pessoas - Imagem 2

Segundo o secretário ainda foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, pilates para gestantes, higienização corporal infantil, escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação bucal, moldagem de próteses dentárias, otoscopia/triagem auditiva de escolares, pesquisa de vetores e combate ao Aedes aegypti.

O prefeito Professor Ribinha, que estava acompanhado do vereador Manin Pereira, esteve na comunidade nessa quinta e acompanhou as atividades do Saúde no Campo. O prefeito garantiu que outras comunidades receberão as ações do programa. “Nosso objetivo é atender todo o município, estendendo o atendimento feito pela Estratégia de Saúde da Família”, revela.

VEJA OS NÚMEROS DA 1ª EDIÇÃO DO SAÚDE NO CAMPO (SÃO JOAQUIM)

Confecção de próteses dentárias - 20

Teste rápido para HIV - 34

Teste rápido para sífilis - 34

Teste rápido para hepatite B - 34

Coleta de Papanicolau - 13

Consulta médica em clínica geral - 57

Higienização corporal - 28

Escovação supervisionada - 38

Aplicação de flúor - 38

Controle de vetores - 10

Combate ao tabagismo - 5

Otoscopia/triagem auditiva de escolares - 37

Pilates com gestantes - 4

Verificação de sinais vitais - 38

Dosagem de glicemia capilar - 25

Doses de vacinaa aplicadas - 170 (todos os tipos de vacina, com exceção da BCG)

Coleta de exames laboratoriais - 19 pacientes coletados (seguintes exames: hemograma, glicemia, colesterol e triglicerideos - totalizando 76 procedimentos realizados)⁠⁠⁠⁠.

“Saúde no Campo” começa atendendo mais de 150 pessoas - Imagem 3