Secretário grava documentário sobre o Programa Mais Médicos - Imagem 1

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, participou nesta terça-feira 23/5, da gravação do documentário nacional acerca do Programa Mais Médicos para o Brasil. O objetivo do documentário é mostrar os impactos e a realidade do programa para a população brasileira, na visão do gestor, do médico intercambista participante do programa e do usuário do SUS assistido por esses médicos.

O secretário Marcelo Miranda destacou a importância para o município, onde os indicadores de saúde nas unidades por eles assistidas melhorarem consideravelmente, além da melhoria da forma humanizada, acolhedora e preventiva como eles tratam os pacientes, estreitando e formando laços efetivos do vínculo da comunidade com a equipe de saúde.

Um dos médicos entrevistados foi Sérgio Calzado, da ESF Cidade Nova, ele se emocionou ao falar da sua comunidade e dos vínculos de amizade que conseguiu formar durante sua estadia na equipe e na comunidade.

O município de Campo Maior foi agraciado com seis vagas dentro do programa mais médicos, cada ciclo do programa tem duração de três anos.  Nesse ano estamos encerrando o ciclo, já tendo saído três médicos.  No momento o município encontra-se aguardando processo de lotação de profissional conforme edital do programa nessa nova fase de prorrogação.

O documentário esta sendo veiculado pela Central Única das Favelas (CUFA) e Frente de Assistência à Criança Carente do Ceará (FACC) em cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).