Teresina tem a melhor escola pública do Nordeste e a 4ª melhor do país, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Teresina tem a melhor escola pública do Nordeste e a 4ª melhor do país, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Prefeiura e Teresina | jornalesp.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina tem melhor escola pública do Nordeste e a quarta do país

Teresina tem a melhor escola pública do Nordeste e a 4ª melhor do país, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados hoje (5) pelo Ministério da Educação (MEC). A capital piauiense obteve nota igual a 5,2 na primeira fase do ensino fundamental e 4,7 na segunda fase.

Com essas notas, ficou com o melhor desempenho entre as nove capitais nordestinas ? a segunda colocada, Sao Luis (MA), ficou com 4,3 na primeira fase e 4,1 na segunda. A capital piauiense também obteve a quarta colocação na média geral no Brasil, atrás apenas de Palmas (média de 5,3), de Curitiba (5,1) e Campo Grande (5,0) no país. Entre os estados, o Piauí teve o pior desempenho no país, ficando abaixo da meta estipulada pelo MEC (veja Box).

O Ideb mede a qualidade do ensino das escolas do Brasil. O índice é obtido através da Prova Brasil, aplicada para alunos do 5º (primeira fase) e 9º (2segunda fase) anos do ensino fundamental. É realizada também pelos alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados divulgados hoje (5) se referem às provas aplicadas em novembro do ano passado, para avaliar o desempenho das escolas no biênio 2008/2009.

Com o desempenho, Teresina manteve a dianteira entre as capitais nordestinas ? em 2007, obteve média de 4,4 na 1ª fase e 3,9 na 2ª fase. Naquele ano, ficou com a quinta melhor colocação entre as capitais brasileiras, subindo agora para o quarto lugar. Este ano, a escola pública de Teresina também superou a meta proposta pelo MEC para o ano de 2011 e ficou a 0,1 ponto da meta de 2013, tanto na 1ª quanto na 2ª fase.

A média brasileira no Ideb ficou em 4,6 na primeira fase do Ensino Fundamental, 4,0 na segunda fase e 3,6 no Ensino Médio. A meta do MEC é alcançar média 6,0 para o país em 2021.

Piauí tem a pior nota do Ensino Médio no país

Enquanto Teresina conquistou o primeiro lugar no Nordeste e a 4ª melhor média entre as capitais do país, o Piauí ficou com o pior desempenho no país na avaliação do Ideb no Ensino Médio. Obteve notas 4,0 na primeira fase do Ensino Fundamental e 3,8 na segunda fase. No Ensino Médio, ficou com 3,0.

Assim, ficou abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Educação na primeira fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, atingindo a meta apenas na segunda fase do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, de responsabilidade exclusiva da administração estadual, obteve o pior desempenho entre todos os estados do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES