COIVARAS 29 ANOS: CONFIRA OS ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO

O município está localizado na microrregião de Teresina (hoje RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina),

CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO | Gilberto Damasceno Paiva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localização

 O município está localizado na microrregião de Teresina (hoje RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina), compreendendo uma área irregular de 584,67 km2 e tendo como limites ao norte os municípios de Altos e Campo Maior, ao sul Altos e Pau D'arco do Piauí, Alto Longá, a leste Alto Longá e Campo Maior, e a oeste Altos. A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 05o 03’57” de latitude sul e 42 o 22’04” de longitude oeste de Greenwich e dista 68 de Teresina. 

Formação Administrativa e Dados Gerais

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Coivaras, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Altos. Sede no atual distrito de Coivaras ex-povoado de Coivaras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

As vias de comunicação e transporte do município faz-se através das rodovias BR-226 (Altos/Teresina à Coivaras).  e PI-215 (Alto Longá/Campo Maior à Coivaras) e estradas vicinais de rodagem piçarrada (Km 15 da BR 226, do Beijamin à localidade Ponta da Serra/Miradouro BR-343) (Km 27 da BR-226 à localidade Sobradinho/Cipó, PI-221), ligando-se com os município de Picos de Altos – 28 km; Campo Maior – 30 km e Alto Longá – 18 km, pelas empresas de ônibus C. Santos e Área Leão. Internet Banda Larga Fonte Telecom e Oi Telefonia; Operadoras Claro e Vivo. A sua principal produção é a extração da Cera de Carnaúba. A palha da Carnaúba é utilizada na confecção de vassouras. Na agricultura destaca-se a produção de arroz, feijão e milho, em cultura de subsistência. Na pecuária destaca-se a criação de bode e ovelha (caprinos e ovinos).

 

Em 2018, o salário médio mensal era de 1.8 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 7.4%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 83 de 224 e 63 de 224, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3263 de 5570 e 4307 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 55.4% da população nessas condições, o que o colocava na posição 101 de 224 dentre as cidades do estado e na posição 414 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

 

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 41.67 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 5.6 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 15 de 224 e 59 de 224, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 164 de 5570 e 610 de 5570, respectivamente. 

 

Aspectos Socioeconômicos

O município foi criado pela Lei Estadual nº 4.477 de 29/04/1992. A população total, segundo o Censo 2000 do IBGE, é de 3.507 habitantes e uma densidade demográfica de 5,99 hab/km2 , onde 75,04% das pessoas estão na zona rural. Com relação a educação, 62,1% da população acima de 10 anos de idade são alfabetizadas. A sede do município e a maioria absoluta da localidades rurais dispõe de energia elétrica distribuída pela Equatorial Energia; terminais telefônicos atendidos pela OI Telefonia. Em relação ao serviço público, município é assistido de 06 escolas municipais ( 05 escolas de ensino fundamental, 01 pré escolas), 01 escola estadual de Ensino Médio (onde funciona UAPI/UESPI, Pronatec e Cursos Técnicos Concomitantes/SEDUC-PI), 06 estabelecimentos de Educação de Jovens e Adultos – AJA. 02 Postos de Saúde e 01 UBAS – Unidade Básica de Saúde Avançada; 01 escola estadual desativada (01 onde funciona Conselho Tutelar, Conselho do Fundeb e Biblioteca Municipal), 01 GPM – Grupamento de Polícia Militar da PM/PI, 01 Ginásio de esporte, 02 postos de saúde, 01 UBAS, 01 Agência dos Correios – ECT, 01 Casa Lotérica com serviços da Caixa Econômica Federal,  01 praça de alimentação, sedes dos poderes executivo e legislativo, 01 Cras, 01 Clube do Vaqueiro (onde funciona a secretaria municipal de agricultura e os postos da ADAPI e EMATER), 01 posto da antiga Fundação SESP, 01 mercado público, 02 cemitérios municipais (01 desativado, o das Almas), sistema de abastecimento de água com vários poços espalhados por todo o município e serviço de limpeza pública.

Aspectos Fisiográficos

As condições climáticas do município de Coivaras (com altitude da sede a 190 m acima do nível do mar) apresentam temperaturas mínimas de 25o C e máximas de 35o C, com clima quente tropical, ou seja, Clima tropical com estação seca. A precipitação pluviométrica média anual é definida no Regime Equatorial Marítimo, com isoietas anuais entre 800 a 1.400 mm, cerca de 5 a 6 meses como os mais chuvosos e período restante do ano de estação seca. Os meses de fevereiro, março e abril correspondem ao trimestre mais úmido da região. Os solos da região são provenientes da alteração de arenitos, siltitos, folhelhos, calcários e silexitos. Compreendem solos litólicos, álicos e distróficos, de textura média, pouco desenvolvidos, rasos a muito rasos, fase pedregosa, com floresta caducifólia e/ou floresta sub-caducifólia/cerrado. Associados ocorrem solos podzólicos vermelho-amarelos, textura média a argilosa, fase pedregosa e não pedregosa, com misturas e transições vegetais de floresta sub-caducifólia e caatinga. Secundariamente, ocorrem areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade, com transições vegetais de fase caatinga hiperxerófila e/ou cerrado sub-caducifólio e floresta sub-caducifólia. As formas de relevo, compreendem, principalmente, superfícies tabulares reelaboradas (chapadas baixas), relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros; superfícies tabulares cimeiras (chapadas altas), com relevo plano, altitudes entre 400 a 500 metros, com grandes mesas recortadas e superfícies onduladas com relevo movimentado, encostas e prolongamentos residuais de chapadas, desníveis e encostas mais acentuadas de vales, elevações (serras, morros e colinas), com altitudes de 150 a 500 metros. Seqüência de platôs e chapadas de altitudes médias de 600 a 400 metros acima do nível do mar, podendo alcançar 800 metros.

Geologia

As unidades geológicas dominantes nos limites do município restringem-se às coberturas sedimentares, cuja seqüência é descrita a seguir. No topo do pacote sedimentar ocorre a Formação Pedra de Fogo, com arenito, folhelho, calcário e silexito. Na porção intermediaria ocorrem arenito, folhelho, siltito e calcário da denominada Formação Piauí. Na base repousam sedimentos da Formação Poti, englobando arenito, folhelho e siltito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES