A prefeitura Municipal de Coivaras está implantando no município uma série de ações de desenvolvimento ambiental sustentável  e de preservação  do meio ambiente como um todo, além de adequação da legislação ambiental municipal a fim de conquistar o Selo ICMS Ecológico, que  é concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR,  aos municípios piauienses  que desenvolvem ações de sustentabilidade e preservação ambiental no estado do Piauí.

Para ter acesso, os municípios precisam atender a determinados critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual. No caso do Piauí, os critérios de pontuação pra que os municípios consigam o Selo Ambiental são: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais de Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação e Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

“A gestão municipal vai concorrer em 2021 pela primeira vez ao selo do ICMS ecológico ambiental. Por isso estamos ajustando os últimos detalhes. Nosso objetivo é ganhar o selo A, mas também fazer uma pontuação histórica que coloque Coivaras entre os primeiros municípios do Piauí", disse o Prefeito Marcelino Almeida.